Neojiba - NEOJIBA e Brasil Classical comemoram parceria com dois concertos no TCA

NEOJIBA e Brasil Classical comemoram parceria com dois concertos no TCA

IMG 8421

Como parte das comemorações da Independência da Bahia, celebrada dia 2 de julho, e marcando a renovação da parceria entre o NEOJIBA e a Brasil Classical, foi realizado o projeto "Orquestral Salvador" ontem e hoje na Sala Principal do Teatro Castro Alves. Apresentaram-se nos concertos a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, a Orquestra Castro Alves e a pianista mineira e fundadora da Brasil Classical, Simone Leitão. 

A apresentação do dia 2 aconteceu sob regência do maestro Ricardo Castro. A abertura do concerto ficou por conta da execução do "Hino ao 2 de Julho", com arranjo de Fred Dantas. Ainda na 1ª parte do concerto, a Orquestra apresentou o "Concerto para piano e orquestra n. 5 em Mi bemol maior op. 73", de Beethoven, com solo da pianista Simone Leitão. Na segunda parte, a Orquestra apresentou, pela 1ª vez, a "Sinfonia n. 4 em fá menor", de Tchaikovsky, na íntegra. No encerramento, o NEOJIBA prestou uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, estreando um arranjo do tubista Jamberê Cerqueira, com trechos de diversos sucessos do compositor. O concerto marcou a doação de instrumentos e equipamentos musicais ao NEOJIBA, como parte da cooperação com a Brasil Classical.

Na tarde do dia 3, crianças e jovens de escolas e instituições sociais assistiram a uma edição especial dos Concertos Didáticos do NEOJIBA. A Orquestra Castro Alves, sob regência do maestro equatoriano David Calderón, abriu o concerto executando "Conga del Fuego Nuevo", de Arturo Márquez. Em seguida, após uma apresentação do Maestro Ricardo Castro sobre a peça e sua historia, apresentou a Dança Macabra, do compositor frances Camille Saint Saës. A Sinfônica Juvenil da Bahia e Simone Leitão encerraram o concerto com o 3º movimento de "Concerto para piano e orquestra n. 5 em Mi bemol maior op. 73", de Beethoven. Como de costume no Concerto Didático, o NEOJIBA levou ao TCA crianças de diversos projetos e escolas de Salvador. O projeto Orquestral Salvador conta com o patrocínio da Odebrecht Infraestrutura e prossegue em São Paulo.

You are here: Notícias NEOJIBA e Brasil Classical comemoram parceria com dois concertos no TCA