Jovens aprendizes participam de Semana de Formação

  • 19 fev, 2019

A Semana de Formação Jovem Aprendiz reuniu este mês mais de 70 jovens inscritos do Cadastro Único para Programa Social do Governo Federal. Eles participaram de atividades teóricas e práticas, nas instalações do TCA e do Colégio Sacramentinas, com a proposta de aprofundar temas dentro dos arcos formativos previstos pela Lei de Aprendizagem do Ministério do Trabalho (MTE) ligados a “Relacionamento, Apresentação e Saúde" e "Empreendedorismo".

O encontro, promovido pelo IASPM de acordo com as normas previstas pelo MTE, fortalece os pilares da formação cidadã de crianças e jovens que recebem formação profissional e aprendem sobre disciplina, comprometimento, autoestima e cooperação.

Foram diversas palestras e oficinas ministradas por professores da casa e convidados, os quais abordaram as seguintes disciplinas: Comunicação, Direitos Humanos e Diversidade Cultural, Saúde, Direitos Trabalhistas, Educação Financeira e para o Consumo, Inclusão Digital, entre outras.

 

A professora Cecília Conceição, uma das instrutoras das oficinas, vem tratando de assuntos como Drogas e DST, além de Meio Ambiente: “É muito importante falarmos sobre economia verde e sustentabilidade, meios de melhorar nossa vivência na cidade e até mesmo dentro de casa, atentos à alimentação natural, descarte de lixo e noções básicas para formação de um cidadão”, contou a professora que, pela primeira vez, participa de ações do Programa NEOJIBA. 

É de forma pioneira que, na Bahia, jovens entre 14 e 22 anos, inscritos no Cadastro Único para Programa Social do Governo Federal, têm oportunidade de buscar o primeiro emprego em um projeto pedagógico de aprendizagem em prática e ensino musical.

 

“Essa capacitação é muito importante para nós, jovens aprendizes, pois nos capacita ainda mais e dá a gente uma grande amplitude para o mundo profissional. Vejo essa Semana como uma forma de nos qualificar e aumentar nosso senso crítico”, disse Iuri Carvalho de Souza, 19 anos, instrumentista e jovem aprendiz.

As aulas acontecem sempre de terça a sábado, divididas em duas turmas. Segundo Luciene Barbosa, uma das instrutoras do projeto, os alunos têm se mostrado participativos e dinâmicos, “mesmo em disciplinas em que alguns participaram no ano passado”.

 

Responsabilidades previstas na lei

O programa de aprendizagem do MTE, regulamentado pela Lei 10.097/2000, prevê orientação profissional e responsabilidade social para jovens a partir de 14 anos, na condição de aprendizes, que ingressam em empresas para aprender uma profissão.

Empresas que desenvolvem atividades inadequadas para absorver a quantidade de aprendizes cumprem suas obrigações com o MTE através da contratação via instituições parceiras, a exemplo do IASPM, que oferece aprendizagem profissional na área da música. O instituto, portanto, torna-se responsável por fornecer oportunidade a esses jovens que ainda não tiveram contato formal com o mercado de trabalho, enquanto as empresas participam investindo financeiramente no desenvolvimento profissional dos contratados. 

 


Comentários