Formação em Áreas Técnicas

O programa NEOJIBA treina e capacita adolescentes e jovens para atuarem em áreas técnicas voltadas para a logística de ensaios e apresentações musicais, para a criação e manutenção de arquivo musical e digital e para a manutenção e reparo de instrumentos musicais. A formação ocorre no Teatro Castro Alves, no Atelier Escola de Lutheria (AEL) e no Centro de Documentação e Memória (CDM) do programa, em Salvador. 

Atelier Escola de Lutheria

O Atelier Escola de Lutheria é um centro de treinamento de aprendizes de luthiers (profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos musicais) que aplica os mesmos princípios e valores do programa, entre eles a formação de multiplicadores e a integração social. Antes de chegar às mãos de crianças, adolescentes e jovens, os instrumentos passam por reparos e ajustes no AEL, que é especializado em instrumentos de cordas e sopro. 

Centro de Documentação e Memória

O Centro de Documentação e Memória capacita jovens bolsistas para atuarem na organização de acervos de partituras e outros materiais em suporte físico e digital. É também o setor responsável pela memória dos núcleos. O CDM reúne toda a história e trajetória do programa NEOJIBA, conservando partituras, CDs, DVDs e livros, além do registro de todas as atividades realizadas com arquivos de áudio, vídeo, fotos, artigos, revistas, jornais e boletins.