Prática e Ensino Musical Coletivo

A prática e o ensino musical coletivos são as principais ferramentas utilizadas pelo NEOJIBA para trabalhar valores como cooperação, respeito, solidariedade e disciplina. Nos 13 Núcleos do Programa, as atividades de prática instrumental e coral são gratuitas, regulares, realizadas em condições adequadas e com a presença de instrutores em processo de formação contínua com profissionais das mais prestigiadas instituições do Brasil e do mundo.

No NEOJIBA, todos são convidados a exercitar os dois lemas guias:

Aprende quem Ensina estimula a prática de compartilhar o conhecimento. Integrantes mais experientes ensinam aos mais novos, para que o processo de ensino e aprendizagem em música seja efetivo.

Lugar de Plateia é no Palco ressalta que a prática musical pode estar ao alcance de todos, independente de aptidão especial. Qualquer pessoa é capaz de cantar ou tocar um instrumento em condições externas adequadas, tais como ambiente facilitador da concentração, orientação e regularidade. 

No NEOJIBA, a prática instrumental acontece prioritariamente em conjuntos orquestrais de diversos tipos, mas também em formações de música de câmara. A prática em grupos menores ajuda a fortalecer o senso de iniciativa e responsabilidade pessoal. Já a participação em conjuntos orquestrais maiores desenvolve a disciplina em relação a hierarquias, o sentido de integração e o apoio mútuo.

Assim como na orquestra, a prática coral capacita crianças, adolescentes e jovens na área técnico-musical, quanto no exercício da vida social. A metodologia da formação musical dos coralistas é similar àquela dos instrumentistas da orquestra, com ensaios separados de naipes, progressiva junção até o ensaio geral e sistema de monitoria.

Na atividade musical coletiva, crianças, adolescentes e jovens são convidados a exercitar uma vivência social e comunitária positiva. Cada integrante constrói e divide o seu aprendizado em atitude respeitosa e colaborativa, de modo a superar seus próprios desafios e obter êxito pessoal e comunitário.

Quanto mais tempo dedicado ao fazer musical coletivo de excelência, mais resultados serão alcançados e direcionados para outras áreas da vida dos integrantes. Não há seleção para os iniciantes. Audições públicas são promovidas apenas para o ingresso dos integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do NEOJIBA, uma vez que este é o responsável pela formação dos jovens multiplicadores do Programa.

Uma vez dentro do NEOJIBA, toda a criança, adolescente ou jovem tem a possibilidade de trânsito interno. A conectividade busca motivar ao máximo, por meio da possibilidade de o integrante participar de ensaios, apresentações públicas, seminários, masterclass, palestras, capacitações e troca de experiências, na busca por objetivos maiores e na aspiração por excelência.

O NEOJIBA realiza as seguintes ações pedagógicas complementares às suas atividades cotidianas e regulares:

Programa de Capacitação em Prática e Ensino Musical Coletivos e de Excelência, com Monitoria Supervisionada (PROMS)

Programa de Capacitação em Prática e Ensino Musical Coletivos e de Excelência, com Monitoria Supervisionada (PROMS) se destina aos integrantes das principais formações musicais, que tenham concluído o ensino médio, com idade máxima de 25 anos (para a Orquestra Castro Alves) e 29 anos (para a Orquestra Juvenil da Bahia e Coro Juvenil). O Programa forma músicos multiplicadores por meio de oficinas de pedagogia, capacitação continuada por meio de atividades de monitoria, com o apoio e supervisão da equipe pedagógica do NEOJIBA.

Projeto Músicos Multiplicadores (Promulti)

Projeto Músicos Multiplicadores (Promulti) consiste no planejamento e realização de ações formativas por meio da prática artística coletiva, que são implementadas em instituições, escolas ou associações culturais de livre escolha do músico multiplicador, de preferência nos bairros ou comunidades onde ele ou ela reside. Este projeto é destinado aos integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia que não atuam na monitoria. O objetivo é estimular ações solidárias e empreendedoras entre os jovens músicos.

Programa de Capacitação em Prática e Ensino Musical Coletivos – Jovens Líderes

Programa de Capacitação em Prática e Ensino Musical Coletivos – Jovens Líderes é uma capacitação para adolescentes e jovens integrantes e ex-integrantes dos Núcleos de Prática Musical do NEOJIBA. Tem duração de 10 meses e oferece 18 sessões de oficinas de pedagogia, 2 seminários de formação, capacitação continuada por meio de atividades de monitoria, com supervisão da coordenação do Núcleo de Prática Musical e dos instrutores do NEOJIBA.