Retrospectiva 2018

  • 21 dez, 2018

A palavra sinfonia deriva do grego e significa ‘soar ao mesmo tempo’. É o termo utilizado para se referir a uma composição musical em que todos os instrumentos tocam ao mesmo tempo. A ideia é que o 'corpo orquestral' respire em conjunto para conquistar um todo harmônico e grandioso. Mais uma vez, neste ano de 2018, podemos dizer que toda a equipe do programa NEOJIBA realizou um trabalho 'sinfônico' que permitiu que nossas ações e projetos soassem igualmente harmônicos e grandiosos.

Assim como os anos com suas quatro estações, sinfonias românticas, em geral, se dividem em quatro movimentos, que se diferenciam pelo andamento, o ritmo ou a tonalidade escolhida. Se as ações do programa NEOJIBA em 2018 se convertessem em música, estariam reunidas na 11ª Sinfonia dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, e, agora, teríamos chegado ao quarto e último movimento, uma espécie de 'coda', representando um novo trecho musical. Pois é exatamente assim que encerramos 2018, preparando grandes novidades para 2019. A maior delas certamente será a nossa sede, no Parque do Queimado, um equipamento de alto nível voltado para a área da educação musical na Bahia.

MOVIMENTO I

O primeiro concerto didático itinerante de 2018 estreou em março no Santuário Nossa Senhora de Fátima

Os primeiros meses de 2018 anunciaram avanços significativos: em Jequié, 70 novas vagas foram abertas e, nos demais núcleos, vagas residuais foram oferecidas durante o período, promovendo o ingresso de mais crianças, adolescentes e jovens em nosso programa. Num crescendo, em março, estreamos a série NEOJIBA no TCA e começamos a circular com os concertos didáticos gratuitos do NEOJIBA Itinerante, remontando em outros espaços da capital baiana as nossas já tradicionais apresentações realizadas no palco principal do Teatro Castro Alves ao longo do ano.

MOVIMENTO II

O segundo movimento percorreu os meses de abril, maio e junho, com um concerto em homenagem ao maestro venezuelano José Antonio Abreu, fundador
do El Sistema, modelo de educação musical que inspirou a criação do nosso programa. O período também marcou o desenvolvimento de uma série de atividades formativas, a exemplo dos Seminários Pedagógicos 2018 da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e das oficinas de capacitação do projeto Meninas na Música. Houve ainda o encerramento dos concertos didáticos da Orquestra Plástica.

MOVIMENTO III

O terceiro movimento, sem dúvida, foi em direção à sétima turnê internacional da principal formação orquestral do programa NEOJIBA. Em agosto foram nada menos que três concertos preparativos apresentados no palco principal do TCA, antes de a nossa Orquestra Juvenil da Bahia embarcar para a Europa no mês seguinte. O público e a imprensa dos três países do circuito - Itália, Suíça e França - aplaudiram de pé nossos jovens músicos, confirmando, mais uma vez, a importância dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia para a transformação de vidas a partir do ensino e da prática musical coletiva. Enquanto isso, na Bahia, nossos núcleos da capital e do interior estiveram envolvidos em diversas ações e projetos, muitos resultantes também de parcerias com instituições e empresas. Foi o caso do Núcleo Antônio Gasparini, de Feira de Santana, contemplado no projeto Levi's Music, patrocinado pela Levi's. A parceria incluiu a gravação de um minidocumentário sobre as ações do programa NEOJIBA, que contou com a presença da cantora Daniela Mercury, embaixadora do UNICEF.

MOVIMENTO IV

O movimento final, rápido e vigoroso, costuma evocar a virtuosidade do corpo orquestral que, neste caso, foram todos os integrantes do programa NEOJIBA que, em outubro, novembro e dezembro, puderam colher os louros desse trabalho e compartilhá-los com o público. Os Concertos de Aniversário, o Festival Internacional de Corais de Curitiba, do qual o Coro Juvenil voltou vitorioso, e a segunda edição do NEOJIBA Convida, desta vez, com a presença encantadora do cantor Saulo, foram resultados desse empenho. No Concerto da Consciência Negra, do Núcleo Liberdade, crianças e jovens foram aplaudidos pelo etnomusicólogo Geoffrey Baker, enquanto nos demais núcleos os concertos de encerramento das atividades do ano confirmaram o excelente resultado musical que rendeu espetáculos surpreendentes e emocionantes.

Para coroar este ano de conquistas, chegamos à conclusão da primeira fase de requalificação do Parque do Queimado, um complexo de casarões que ganhou tratamento acústico inédito na América Latina e que será a nossa sede em 2019. As obras foram assinadas pelo escritório japonês Nagata Acoustics, responsável por algumas das melhores salas de concerto do mundo. Os espaços foram especialmente pensados para abrigar as atividades de formação musical dos núcleos do programa. Enfim, ao olharmos para as nossas ações de 2018 como uma sinfonia, podemos dizer que o trabalho realizado pela equipe IASPM-NEOJIBA fez jus a esse grand finale. Que 2019 seja uma sinfonia ainda mais bela e virtuosa, composta de agora em diante em nossa nova casa, o Parque do Queimado.

 


Comentários