• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Academia de Orquestras Latino-Americanas, no Chile, reuniu 60 músicos e teve o NEOJIBA como principal convidado

Academia de Orquestras Latino-Americanas, no Chile, reuniu 60 músicos e teve o NEOJIBA como principal convidado

  • 04 mar, 2024

Foram duas semanas intensas de aprendizado e crescimento para mais de 60 jovens musicistas de sete países da América Latina. Entre os dias 12 e 24 de fevereiro, o Teatro del Lago, no Chile, sediou mais uma edição da Academia de Orquestras Latino-Americana, que este ano teve como convidado principal o NEOJIBA, programa do Governo da Bahia. 

Fotos: Juan Luis Cortés. Imagens fornecidas pelo Teatro del Lago www.teatrodellago.cl

Ao todo, 34 coordenadores, instrutores e integrantes do NEOJIBA viajaram para o Chile para participar da Academia, que teve Ricardo Castro, diretor-geral do programa, como maestro convidado. Eles participaram de oficinas de criação musical, ensaios, apresentações de grupos de câmera e de um grande concerto com casa cheia no dia 24, com peças de compositores como Brahms, Villa-Lobos, Ginastera e Gershwin. Uma das obras de Gershwin, "Rhapsody in blue", deu nome à apresentação.

Fotos: Juan Luis Cortés. Imagens fornecidas pelo Teatro del Lago www.teatrodellago.cl

Raphael Elias, trompetista da Orquestra NEOJIBA, foi um dos responsáveis por organizar as atividades de integração entre os músicos. "Acredito que uma orquestra é um organismo vivo, de modo que cada integrante desse organismo é parte fundamental para o sucesso desse grupo. Tínhamos ali cerca de 60 músicos que até aquele momento nunca tinham se visto, e tinham como objetivo criar um resultado artístico de alto nível. Então, promover a integração desse corpo era algo crucial. E os resultados foram maravilhosos. Foi uma experiência muito bonita e enriquecedora", contou. 

O diretor da Fundação Teatro del Lago, João Aboim, ficou impressionado com o profissionalismo dos integrantes do NEOJIBA. "Os integrantes do NEOJIBA foram muito profissionais na sua relação com os colegas, nos ensaios e nas apresentações. Eles são exemplos, de fato, na forma como interagem, nos valores que trazem, na forma como sobem ao palco. Que a energia do NEOJIBA seja transmitida para todo o mundo".

Intercâmbio cultural

Além do NEOJIBA, a Academia reuniu músicos da Iberacademy, Sinfonía por el Perú e do Teatro del Lago. O contrabaixista chileno Francisco Salinas ficou feliz com a oportunidade de conhecer melhor a música brasileira com os integrantes do programa. "Conhecer as pessoas do NEOJIBA foi um prazer, realmente. Esse intercâmbio cultural é incrível. Não sabia a diferença entre samba e choro, por exemplo, e eles me ensinaram. É realmente muito impressionante a riqueza cultural que tem no Brasil. Me encantou muito". 

Ana Júlia Couto, contrabaixista da Orquestra NEOJIBA, foi uma das integrantes que apresentou a música brasileira a Francisco. Ela também aprendeu muito com a experiência na Academia de Orquestras Latino-Americanas. "Foi incrível. Pudemos compartilhar um pouco do que fazemos aqui no NEOJIBA, da nossa cultura, e absorvemos bastante da cultura dos amigos chilenos, peruanos, colombianos. Juntamos tudo para poder fazer um mix de música e crescer mais, para compartilhar na volta tudo que aprendemos por lá". 

A participação do NEOJIBA na Academia de Orquestras Latino-americanas foi viabilizada pelo edital de Mobilidade Artística 2023 da Funarte (Fundação Nacional das Artes), do Governo Federal. O projeto enviado pelo IDSM (Instituto de Desenvolvimento Social pela Música), responsável pela gestão do NEOJIBA, foi contemplado com nota máxima.


Comentários