NEOJIBA abre Temporada 2024 com obras de Tchaikovsky

  • 16 mar, 2024

O tema escolhido para este ano pelo NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, é "Inspira". Certamente, o público irá se sentir inspirado ao assistir à performance de cerca de 100 jovens músicos baianos, vindos de diversos cantos de Salvador e do interior do Estado, no concerto de abertura da Temporada 2024 da Orquestra principal do programa, na próxima quarta (20 de março). Muitos integrantes farão seu primeiro concerto com esta orquestra de referência, depois de migrar das formações intermediárias do NEOJIBA.

A apresentação acontece no Teatro Salesiano, em Nazaré, às 19h. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. Os ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo Sympla (sympla.com.br) ou retirados diretamente no local.

No repertório, obras do compositor russo Tchaikovsky, famoso pela grande carga emocional que imprimia às melodias de suas obras, brilhantes orquestrações e domínio da forma. A apresentação terá o "Capricho italiano", de 1880, a suíte do icônico balé "O Lago dos Cisnes", de 1876 e a "Sinfonia nº2", de 1872. O concerto será regido pelo maestro venezuelano Eduardo Salazar.

Em 2022, a Orquestra Castro Alves, do NEOJIBA, já havia apresentado o balé “O Lago dos Cisnes” com a BBT Academy of Art, no Teatro Castro Alves, também sob regência de Salazar.

NEOJIBA Itinerante

Desde o ano passado, com o fechamento do Teatro Castro Alves para obras de requalificação, o NEOJIBA vem realizando os seus principais concertos em igrejas e teatros de Salvador, como parte da série NEOJIBA Itinerante.

A primeira apresentação da Orquestra NEOJIBA em  2024 acontece no Teatro Salesiano. O espaço tem capacidade para 482 pessoas. 

O NEOJIBA - programa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música (IDSM) -  é referência no Brasil e no mundo na promoção de desenvolvimento social por meio do ensino e da prática musical coletivos. Em quase 17 anos de atuação, o programa já transformou a vida de mais de 20 mil crianças, adolescentes e jovens.

Serviço:

Concerto da Orquestra NEOJIBA - Abertura da Temporada 2024, sob regência de Eduardo Salazar

Dia 20/3 (quarta), às 19h, no Teatro Salesiano (Praça Conselheiro Almeida Couto, 347 - Nazaré)

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço - os ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo Sympla ou retirados diretamente no local.

Classificação livre

Bio Eduardo Salazar

O maestro e violinista venezuelano Eduardo Salazar completou toda a sua formação musical no aclamado “El Sistema”, fundado pelo maestro José Antonio Abreu na Venezuela. Estreou internacionalmente como maestro com a Orquestra Simón Bolívar no Southbank Centre, em Londres, e também conduziu a orquestra em importantes palcos dos Estados Unidos, como o Carnegie Hall, em Nova York, e o Zellerbach Hall, em Berkeley. Como um dos primeiros violinos da Orquestra Simón Bolívar, participou de várias turnês na Europa, Ásia, Estados Unidos e em vários países da América Latina, sob a direção de maestros como Gustavo Dudamel, Claudio Abbado, Sir Simon Rattle e Lorin Maazel. Desde 2011, é um colaborador permanente do NEOJIBA. Atualmente, é regente da Orquestra Castro Alves (OCA). Também atua como violinista na Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 20 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.400 integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6.000 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários