• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Rede de Projetos Orquestrais promove caravanas pedagógicas por 10 cidades da Bahia

Rede de Projetos Orquestrais promove caravanas pedagógicas por 10 cidades da Bahia

  • 01 abr, 2019

Nos dias 27 e 28 de abril, a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, receberá a primeira Caravana Pedagógica de 2019, da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. A Filarmônica Minerva Cachoeirana será a primeira a ser contemplada com 10 horas de prática musical e intercâmbio de saberes, com atividades ministradas por monitores e instrutores dos  Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA). As caravanas são ações desenvolvidas pelo próprio programa NEOJIBA para contribuir com a capacitação dos integrantes de projetos musicais membros da Rede de Projetos Orquestrais. 

Ao todo, dez caravanas pedagógicas irão rodar de norte a sul da Bahia, abarcando toda a extensão territorial do estado, incluindo cidades que não tiveram módulos pedagógicos em 2018, como:  Cachoeira, Itiúba, Pé de Serra, Dias D'Ávila, Manoel Vitorino e Riachão do Jacuípe. Além dessas, estão no roteiro das caravanas os municípios de Santo Amaro, Juazeiro, Alcobaça e Remanso. 

A vasta programação tem como objetivo contemplar diferentes entidades culturais que fazem parte da Rede, tendo como premissa o ensino e a prática coletiva de música enquanto meios de desenvolver social e prioritariamente crianças e jovens em situações de vulnerabilidade.  O projeto cria um ambiente favorável para promover a construção de laços de cooperação entre iniciativas musicais diversas, sediadas numa mesma região, e potencializa o apoio pedagógico que o programa NEOJIBA oferece aos parceiros sediados no interior do estado.

Ações durante o ano 

Em julho, a Rede de Projetos Orquestrais promoverá ainda o VI Encontro de Gestores e o Encontro de Monitores, na cidade de Feira de Santana, entre os dias 18 e 20 do mês. O público será formado por 30 gestores dos projetos parceiros da Rede e 40 jovens multiplicadores do Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo (PROCEC). Os dois eventos acontecerão simultaneamente, promovendo um ambiente de ensino-aprendizagem múltiplo e diverso, dialogando com o lema do programa NEOJIBA "Aprende quem ensina". 

As iniciativas contarão com a presença da equipe do programa NEOJIBA, formada por músicos experientes que atuam também como instrutores durante as atividades formativas, de produção técnica e executiva, além de profissionais da área de Desenvolvimento Institucional, com a colaboração de representantes do Núcleo de Prática Musical de Feira de Santana, da coordenação da Rede e do Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo (PROCEC). 

Integra a programação uma consultoria sobre Mobilização de Recursos para Projetos Socioculturais, direcionada aos gestores dos projetos parceiros.  As atividades serão viabilizadas a partir de recursos do Ministério da Cidadania, através da Secretaria da Diversidade Cultural por meio do edital "Cultura de Redes", que contemplou o Instituto de Ação Social pela Música (IASPM) na categoria Regional, em 2015. 

Atualmente, a Rede de Projetos Orquestrais está presente em 36 cidades baianas, de 15 Territórios de Identidade, e atua em parceria com 43 projetos responsáveis pelo atendimento direto a um público estimado em 3.600 pessoas.

Programa NEOJBA

Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) têm como objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. Criado em 2007 a partir da iniciativa de seu diretor fundador, o maestro e pianista Ricardo Castro, o Programa NEOJIBA, gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM), tornou-se uma das políticas públicas prioritárias do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), e beneficia cerca de 6,5 mil crianças, adolescentes e jovens, direta e indiretamente, em todo o estado.

SERVIÇO
Caravanas Pedagógicas – Rede de Projetos Orquestrais 
Cachoeira - 27 e 28/04 (Filarmônica Minerva Cachoeirana)
Santo Amaro - 18 e 19/05 (CJAR - PROMJAR Projeto Musical Juventude Arte do Recôncavo)
Dias D'Ávila - 25 e 26/05 (Filarmônica Guerreiros do Sol)
Itiúba – 1º e 2/06 (Filarmônica 4 de Janeiro)
Remanso - 8 e 9/06 (AMUSE - Associação Musicalizando o Sertão)
Pé de Serra - 3 e 4/08 (Filarmônica Lira 6 de Agosto)
Juazeiro - 21 e 22/09 (Orquestra Encanto de Acolher)

Encontros de Gestores e Monitores
Feira de Santana - 18 a 20/07 - NPM Antônio Gasparini (Instituto Antônio Gasparini – Caminho Lamarão n°1, Cidade Nova, Feira de Santana)

MAIS INFORMAÇÕES
Comunicação
Instituto de Ação Social pela Música – IASPM
Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - NEOJIBA
Telefone: +55 71 3032-1073 (Ramal 27)

Flora Rodriguez
Assessora de Imprensa
florarodriguez@neojiba.org
Celular: (71) 99401 1012
 


Comentários