• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Rede de Projetos Orquestrais promove caravanas pedagógicas por 10 cidades da Bahia

Rede de Projetos Orquestrais promove caravanas pedagógicas por 10 cidades da Bahia

  • 01 abr, 2019

Nos dias 27 e 28 de abril, a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, recebeu a primeira Caravana Pedagógica de 2019, da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. A Filarmônica Minerva Cachoeirana foi a primeira a ser contemplada com 10 horas de prática musical e intercâmbio de saberes, com atividades ministradas por monitores e instrutores dos  Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA). As caravanas são ações desenvolvidas pelo próprio programa NEOJIBA para contribuir com a capacitação dos integrantes de projetos musicais membros da Rede de Projetos Orquestrais. 

Ao todo, dez caravanas pedagógicas irão rodar de norte a sul da Bahia, abarcando toda a extensão territorial do estado, incluindo cidades que não tiveram módulos pedagógicos em 2018, como:  Cachoeira, Itiúba, Pé de Serra, Dias D'Ávila, Manoel Vitorino e Riachão do Jacuípe. Além dessas, estão no roteiro das caravanas os municípios de Santo Amaro, Juazeiro, Alcobaça e Remanso. 

A vasta programação tem como objetivo contemplar diferentes entidades culturais que fazem parte da Rede, tendo como premissa o ensino e a prática coletiva de música enquanto meios de desenvolver social e prioritariamente crianças e jovens em situações de vulnerabilidade.  O projeto cria um ambiente favorável para promover a construção de laços de cooperação entre iniciativas musicais diversas, sediadas numa mesma região, e potencializa o apoio pedagógico que o programa NEOJIBA oferece aos parceiros sediados no interior do estado.

Ações durante o ano 

Em julho, a Rede de Projetos Orquestrais promoverá ainda o VI Encontro de Gestores e o Encontro de Monitores, na cidade de Feira de Santana, entre os dias 18 e 20 do mês. O público será formado por 30 gestores dos projetos parceiros da Rede e 40 jovens multiplicadores do Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo (PROCEC). Os dois eventos acontecerão simultaneamente, promovendo um ambiente de ensino-aprendizagem múltiplo e diverso, dialogando com o lema do programa NEOJIBA "Aprende quem ensina". 

As iniciativas contarão com a presença da equipe do programa NEOJIBA, formada por músicos experientes que atuam também como instrutores durante as atividades formativas, de produção técnica e executiva, além de profissionais da área de Desenvolvimento Institucional, com a colaboração de representantes do Núcleo de Prática Musical de Feira de Santana, da coordenação da Rede e do Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo (PROCEC). 

Integra a programação uma consultoria sobre Mobilização de Recursos para Projetos Socioculturais, direcionada aos gestores dos projetos parceiros.  As atividades serão viabilizadas a partir de recursos do Ministério da Cidadania, através da Secretaria da Diversidade Cultural por meio do edital "Cultura de Redes", que contemplou o Instituto de Ação Social pela Música (IASPM) na categoria Regional, em 2015. 

Atualmente, a Rede de Projetos Orquestrais está presente em 36 cidades baianas, de 15 Territórios de Identidade, e atua em parceria com 43 projetos responsáveis pelo atendimento direto a um público estimado em 3.600 pessoas.

Diário de bordo

Cahoreira - Durante dois dias de caravana, 27 e 28 de abril, cerca de 35 jovens músicos participaram de intercâmbio pedagógico, oficinas e práticas musicais com estudos de flauta, saxofone, clarineta e metais, ministrado por monitores e instrutores do programa NEOJIBA.  
ver galeria

Santo Amaro - Nos dias 18 e 19 de maio, a caravana realizou atividades com a parceria do Projeto Musical Juventude Arte do Recôncavo (PROMJAR) e do Coral Juventude Arte do Reconcavo (CJAR) para mais de 90 integrantes do projeto. As oficinas foram ministradas pelas instrutoras Yuli Martinez e Andrea Alves. ver galeria

Dias D'ávila - A Caravana aconteceu nos dias 25 e 26 de maio, na sede da Filarmônica Guerreiros do Sol, para 70 participantes. As aulas para o naipe de madeiras foram ministradas pelos professores dos núcleos NEOJIBA, Adauri Oliveira (Clarinetista), Orlando Afanador (trompista) e David Martins (percussão). ver galeria

Itiúba - Nos dias 01 e 02 de junho, a cidade de Itiúba foi contemplada com o laboratório da Caravana Pedagógica. As atividades foram realizadas com os músicos da Filarmônica 04 de Janeiro e tiveram como instrutores o clarinetista Adauri Oliveira e o trompetista Anderson Ribeiro. O total de participantes foram de 46 jovens e adolescentes. ver galeria

Remanso - A quinta Caravana chegou na cidade de Remanso através da Associação Musicalizando o Sertão, nos dias 08 e 09 de junho. Ministradas por Marivaldo Neri Junior e Gabriel da Soledade Silva, as aulas de Cordas e Flauta doce contemplaram 33  jovens, crianças e adolescentes. ver galeria

Pé de Serra - A Caravana aconteceu nos dias 02 e 03 de agosto, em Pé de Serra. As oficinas oferecidas foram de metais e madeiras, ministradas pelo trompetista Anderson Ribeiro e a clarinetista Patrícia Sullbaran. A atividade contemplou um total de 25 pessoas, entre eles crianças, jovens e adolescentes. ver galeria

 

SERVIÇO
Caravanas Pedagógicas – Rede de Projetos Orquestrais 
Cachoeira - 27 e 28/04 (Filarmônica Minerva Cachoeirana)
Santo Amaro - 18 e 19/05 (CJAR - PROMJAR Projeto Musical Juventude Arte do Recôncavo)
Dias D'Ávila - 25 e 26/05 (Filarmônica Guerreiros do Sol)
Itiúba – 1º e 2/06 (Filarmônica 4 de Janeiro)
Remanso - 8 e 9/06 (AMUSE - Associação Musicalizando o Sertão)
Pé de Serra - 2 e 3/08 (Filarmônica Lira 6 de Agosto)
Juazeiro - 21 e 22/09 (Orquestra Encanto de Acolher)

Encontros de Gestores e Monitores
Feira de Santana - 18 a 20/07 - NPM Antônio Gasparini (Instituto Antônio Gasparini – Caminho Lamarão n°1, Cidade Nova, Feira de Santana)


 


Comentários