Núcleo Central NEOJIBA

O Núcleo Central NEOJIBA  abriga as áreas artística, pedagógica e de desenvolvimento social. É responsável por gerir as atividades dos núcleos em toda a Bahia, coordenando o funcionamento e o desenvolvimento de suas principais formações musicais: Orquestra Juvenil da Bahia, Orquestra Castro Alves (OCA), Orquestra Pedagógica Experimental, Orquestra de Cordas Infantil, Coro Juvenil, Coro Infantojuvenil, Coro Infantil e Coro Comunitário.

É o espaço de formação dos integrantes do NEOJIBA nas áreas de execução instrumental, canto coral, iniciação musical, regência, gestão de núcleos, criação e manutenção de arquivo musical e digital, radiodifusão, manutenção e reparação de instrumentos musicais e gestão cultural. 

Sediado em Salvador, o Núcleo de Gestão e Formação Profissional é responsável pela criação e estruturação logística e pedagógica dos Núcleos de Prática Musical, incluindo a formação dos monitores orquestrais e corais que disseminam o modelo social e pedagógico do programa.

O núcleo central também apoia a capacitação de professores na área musical, coordena e administra as atividades do Atelier Escola de Lutheria (AEL), do Centro de Documentação e Memória (CDM) e dos Projetos Itinerantes, que articulam uma ampla e diversificada rede de parceiros na capital e no interior do estado.

No Núcleo Central NEOJIBA, crianças, adolescentes, jovens, projetos parceiros e professores atuantes na área musical têm acesso gratuito a um conjunto de atividades pedagógicas, realizadas em cooperação com músicos e instituições de excelência de âmbito nacional e internacional. Destaque para o intercâmbio anual promovido com a Haute Ècole de Musique (Escola Superior de Música) de Genebra, desde 2014. Em 2015, o NEOJIBA foi o primeiro programa de formação orquestral do Brasil contemplado pelo Orchestra Residencies, iniciativa da consagrada violinista Midori Goto.

Endereço:

R. Saldanha Marinho Nº 10-32, Bairro Liberdade
CEP: 40.323-010
Salvador, Bahia, Brasil
Telefone:(71) 3044-2959

R.Monte Castelo Nº 62, Bairro Barbalho
CEP: 40.301-210
Salvador, Bahia, Brasil
Telefone:(71) 3032-1073

Coro Comunitário

Fundado em 2012, o Coro Comunitário é uma atividade de extensão do programa NEOJIBA. Ele surgiu inicialmente para a execução da Sinfonia nº 9 de Beethoven, na ocasião do aniversário de cinco anos do NEOJIBA, em 2012, sob a regência do maestro Paulo Novais. O Coro recebe voluntários de qualquer idade, e muitos dos integrantes são familiares dos integrantes das outras formações do Programa. Eles recebem treinamento vocal da equipe coordenada por Yuli Martinez. O grupo já foi regido pelo maestro Pino Onnis, entre outros, e atualmente é conduzido pelo maestro Ângelo Rafael.

 

Local de Funcionamento: Teatro Castro Alves 
Coordenadora do Núcleo: Lucie Barluet 
E-mail de contato: luciebarluet@neojiba.org

 

Coro Infantil

Criado em 2016, o Coro Infantil do NEOJIBA reúne 40 crianças e adolescentes dos 7 aos 13 anos. Sua primeira sede foi no Núcleo da Federação. Desde 2019 os ensaios acontecem no Teatro Castro Alves, sob a regência e preparação vocal da maestrina Lucie Barluet. Durante os ensaios, que ocorrem duas vezes por semana, eles desenvolvem a voz como instrumento, por meio do desenvolvimento da técnica do canto e da respiração, da imitação, da leitura de códigos musicais, de canto de músicas tradicionais da cultura brasileira e do repertório erudito e internacional. O Coro Infantil já se apresentou em concertos e encontros de corais. Em 2019, o grupo encenou  "O Pequeno Limpa-Chaminés", de Benjamin Britten, uma ópera infantil, pela primeira vez em Salvador. 

Local de funcionamento: Teatro Castro Alves
Coordenadora:  Lucie Barluet
E-mail de contato: luciebarluet@neojiba.org


 

Coro Infantojuvenil

Formado por 30 adolescentes e jovens de 12 a 19 anos, o Coro Infantojuvenil do NEOJIBA foi criado em 2018. Os ensaios são comandados pela maestrina Lucie Barluet e acontecem três vezes por semana, no Teatro Castro Alves. Dois integrantes do Coro Juvenil, principal formação do NEOJIBA, atuam como monitores. Já no seu primeiro ano, o Coro Infantojuvenil apresentou, juntamente com a Orquestra Juvenil da Bahia e o Coro Juvenil do NEOJIBA, o poema sinfônico Mandú-Çarará, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Em 2019, interpretou a Missa Armorial, do pernambucano Capiba, num concerto com a Orquestra Castro Alves (OCA). O grupo também participa de encontros de corais, como o Festival NEOJIBA Encanta.

 

Local de funcionamento: Teatro Castro Alves
Coordenadora: Lucie Barluet
E-mail de contato: luciebarluet@neojiba.org

Coro Juvenil do NEOJIBA

Principal formação coral do NEOJIBA, o Coro Juvenil foi criado em 2010 para promover a formação de jovens através da prática coral de excelência. As atividades do grupo começaram sob a regência do maestro Obadias Cunha, com a participação de estudantes do Instituto Central de Educação Isaias Alves (ICEIA). De 2011 a 2018, esteve sob a regência de Yuli Martinez, que contou com o apoio de Claudia Santos no acompanhamento instrumental e Andréa Alves na preparação vocal. Desde 2019, o Coro Juvenil trabalha com diversos regentes, entre os quais Eduardo Torres, Paulo Novais e Lucie Barluet. Os ensaios acontecem todos os dias da semana. Os integrantes também atuam como jovens multiplicadores nas atividades de canto coral nos núcleos de Prática Musical do NEOJIBA. Para o exercício da monitoria, eles recebem aulas regulares de técnica vocal, iniciação musical através de coral, noções para execução de instrumentos de teclado e regência coral. Em 2018, o Coro Juvenil ficou em primeiro lugar na categoria Erudito Avançado do Festival Internacional de Corais de Curitiba, o Cantoritiba.

Local de funcionamento: Teatro Castro Alves

 

Grupos de Câmara

Grupos de Câmara são formações com número reduzido de músicos, como um quarteto de cordas, um quinteto de sopros ou metais. A criação de grupos neste formato é uma parte importante da história e construção individual e coletiva do programa NEOJIBA, pois ajuda a fortalecer o senso de iniciativa e responsabilidade pessoal. A intenção é incentivar o empreendedorismo na área musical e abrir espaço para propostas artísticas inovadoras, como a criação, por parte dos jovens músicos, de suas próprias formações musicais.

Orquestra 2 de Julho

É a principal formação do programa NEOJIBA, composta por quase 100 jovens de 13 a 27 anos. Criada em 2007, sua principal característica é a capacidade pedagógica de seus integrantes. Muitos deles são jovens multiplicadores envolvidos na formação musical de mais de 6 mil crianças e adolescentes no estado da Bahia. Destaque no cenário nacional e internacional, a Orquestra 2 de Julho- Orquestra Juvenil da Bahia quando em turnê-  já realizou mais de 300 apresentações para um público de 480 mil pessoas. Foi a primeira orquestra juvenil brasileira a se apresentar na Europa, em 2010. Artistas como Martha Argerich, Jean-Yves Thibaudet, Midori Goto, Maxim Vengerov, Maria João Pires, Colin Currie, Cesar Camargo Mariano e Orkestra Rumpilezz são alguns dos nomes que já tocaram ao lado da formação, que mantém agenda anual com turnês e concertos no Brasil e no exterior.

Orquestra Castro Alves

Criada em 2009, inicialmente como uma formação de cordas. No ano seguinte, transformou-se em orquestra sinfônica e recebeu o nome em homenagem ao poeta baiano. A OCA agrega músicos que se encontram em estágio intermediário de capacitação sob a monitoria dos instrumentistas da Orquestra 2 de Julho. Recebe um grande número de integrantes vindos dos diferentes núcleos de Prática Musical do programa e membros da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, entre outros parceiros do NEOJIBA no interior do estado da Bahia.