Curiosidades sobre o Parque do Queimado

  • 21 mai, 2019

- O Parque do Queimado, primeira central de tratamento e distribuição de águas no Brasil, detém excepcional importância histórica, urbanística, arquitetônica e ambiental para a Cidade de Salvador.

O local remonta a mais de quatro séculos, quando padres jesuítas descobriram, por volta do ano de 1600, uma importante Fonte de Água que serviu à região da Soledade e Lapinha, nos séculos XVII e XVIII, em Salvador.


- A partir de 1852, foi criada no local, a primeira distribuidora urbana de abastecimento de água do Brasil, sendo visitada por personalidades, autoridades e a então família imperial, com presença de D. Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina.


- Em 1984, o Parque com as suas edificações de estilo neoclássico do século XIX e um significativo manancial de flora é tombado, como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura.


- Em julho de 2017, as obras no Parque do Queimado receberam a visita dos engenheiros da Nagata Acoustics, empresa japonesa responsável pelo tratamento acústico dos casarões que passaram a abrigar equipamento de excelência, projetado para fornecer aos integrantes dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia condições ideais para o aprendizado da música.


- Em dezembro de 2018, o governador Rui Costa visitou as obras de requalificação do Parque do Queimado, acompanhado de secretários e deputados.

 

- Os recursos da obra de requalificação são do Governo do Estado da Bahia e do BNDES.

- Na 1ª fase da reforma do Parque do Queimado foram entregues uma sala de espetáculos de música de câmara para 140 espectadores; um prédio com saguão de entrada, bilheteria, loja, bastidores, depósito para instrumentos e banheiros; um edifício com salas de ensaio para orquestras e grupos por naipes; todos munidos de isolamento térmico e acústico.

 


Comentários