NEOJIBA RECEBE O PROGRAMA BRASIL DE TUHU

  • 11 set, 2019

Parque do Queimado, em Salvador, sedia curso de Vivência Musical neste sábado (14) e domingo (15)

 

Localizado entre os bairros da Soledade e Liberdade, em Salvador, o Parque do Queimado – primeira sede do NEOJIBA (www.neojiba.org) – recebe neste final de semana (14 e 15.09), das 10 às 18 horas, um curso de Vivência Musical do programa “Brasil de Tuhu”. Destinado a educadores, o curso já está com as 70 vagas preenchidas e atuará com jogos, performances e recursos didáticos para serem aplicados com crianças e jovens. O objetivo final é impulsionar a imaginação, o desenvolvimento cerebral e aptidões sociais inserindo-as na área musical.

 

“Estamos oferecendo o Parque do Queimado para esse programa que está percorrendo cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Pará”, explica o diretor Educacional do NEOJIBA, José Henrique de Campos. A Bahia é o único estado a receber três oficinas sequenciadas. Além do sábado (14) e do domingo (15), serão realizadas também no Parque do Queimado, oficinas nos dias 26 e 27 de outubro e novamente em 23 e 24 de novembro deste ano.

 

VILLA–LOBOS – O programa ”Brasil de Tuhu” existe há mais de 10 anos e trabalha com ampliação e fortalecimento da educação musical em todo o Brasil. Suas ações são inspiradas no Guia Prático do maestro carioca Heitor Villa-Lobos (1887—1959). Compositor, violoncelista, pianista e violonista, Villa-Lobos percorreu o Brasil documentando cantigas populares nos anos 1930 e tinha como sonho ver um país musicalizado. A expressão “Tuhu” vem da infância do maestro que era encantado por locomotivas e imitava o som delas quando menino: “Tuhuuu!”.

 

O programa já percorreu mais de 220 escolas públicas de 40 cidades de 13 estados, com concertos didáticos, recursos e conteúdo para atividades em sala de aula para mais de 40 mil crianças. O curso “Vivência Musical’” agora em Salvador, já capacitou mais de 500 professores e educadores. Informações sobre o ‘Brasil de Tuhu’ em Salvador são acessadas na página do ‘Vivências Musicais’ (http://twixar.me/JTY1) ou no site http://brasildetuhu.com.br.

 

SEDE do NEOJIBA – Com cerca de 10 mil m² de área com árvores de grande porte, um edifício neoclássico do século XIX, salas de ensaio e uma sala de concertos com padrão internacional, o Parque do Queimado foi inaugurado como a primeira sede do NEOJIBA no dia 9 de julho deste ano. O parque oferece programação gratuita com concertos musicais sempre aos domingos pela manhã e outras atividades. “O Brasil de Tuhu é mais um parceiro dos vários locais, nacionais e internacionais com os quais o NEOJIBA desenvolve atividades”, completa José Henrique. Segundo ele, em troca, os integrantes do NEOJIBA também tiveram inscrições garantidas nas oficinas.

 

Em 12 anos de criado, o NEOJIBA já atendeu mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos, direta e indiretamente, em toda a Bahia.

O objetivo do NEOJIBA é promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, através do ensino teórico e da prática musical. Criado a partir da iniciativa do maestro e pianista Ricardo Castro, diretor geral do NEOJIBA, o programa, gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música, IASPM, tornou-se uma das políticas públicas prioritárias do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social).

 

As programações semanais do NEOJIBA estão disponíveis no site www.neojiba.org, no instagram (@neojiba) e no facebook (NEOJIBA). As apresentações do NEOJIBA são gratuitas e obedecem à lotação da sala. Os interessados devem chegar com meia hora de antecedência para obter senhas. 


Comentários