VIRTUOSES DO NEOJIBA

  • 12 set, 2019

Ex-integrante do NEOJIBA que vive na Alemanha promove concerto de Câmara neste domingo (15), às 11h, no Parque do Queimado

 

NEOJIBA promove, neste domingo (15), às 11h, no Parque do Queimado,  concerto com musicista fundadora que vive na Alemanha. A violista  baiana Geisa Santos, integrante do NEOJIBA (www.neojiba.org) de 2007 a 2012 e que foi a primeira baiana a ser admitida na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim , coordena concerto gratuito com peças de Schubert, Mozart, Borodin e Villa-Lobos. Localizado no Largo do Queimadinho, o parque fica entre os bairros da Soledade e Liberdade, em Salvador, dispondo de segurança e estacionamento próprio.

 

Geisa Santos foi convidada pelo maestro Ricardo Castro, criador e diretor geral do NEOJIBA, para vir ao Brasil se apresentar e dar aulas. Além do concerto com 17 músicos em quatro formações no Parque neste domingo (15), ela será a solista junto à Orquestra Juvenil da Bahia, no Teatro Castro Alves, no próximo dia 19, no Concerto para Viola e Orquestra do alemão Franz Anton Hoffmeister (1754-1812).

 

PROGRAMAÇÃO DIA 15 – “A ideia inicial foi minha participação apenas no concerto do TCA, mas depois Ricardo perguntou se eu gostaria de fazer um concerto de música de câmara na sala principal da sede do NEOJIBA, criada para essa configuração, e surgiu esse concerto do dia 15”, explica a violista baiana. Geisa Santos passou dois anos na Academia da Filarmônica de Berlim, onde estudou e tocou viola, foi aprovada em concurso pela Hochschule Für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt am Main, e atualmente integra a Kammerphilharmonie Frankfurt e a Orquestra Filarmônica de Heidelberg, todas na Alemanha.

 

“Nessa apresentação no Parque do Queimado, optei por reunir meus antigos colegas do NEOJIBA e convidei também o maestro venezuelano Eduardo Salazar”, completa a instrumentista. Ela informa que na programação estarão: Franz Schubert com o ‘Trio para cordas em Si bemol maior (D471) – Allegro’; Wolfgang Amadeus Mozart  com o ‘Quinteto pra Clarineta em Lá maior (K581); Alexander Borodin, com ‘Quarteto de cordas No.2 em Ré maior ; e, por fim, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) com ‘Bachianas Brasileira No.9 – Prelúdio/Fuga’.

 

NOVA SEDE – Esta é a primeira vez que Geisa se apresentará na sede do NEOJIBA, inaugurada pelo governador Rui Costa no último dia 9 de julho, como um dos espaços mais completos para o ensino coletivo de música no Brasil. “O primeiro momento que fui ensaiar na sala principal da sede me senti como se estivesse na Philharmonie de Paris (considerada umas das mais importantes salas de concerto do mundo)” destaca. “Mesmo morando há seis anos na Europa, ainda me considero como sendo do NEOJIBA”, completa Geisa emocionada.

 

Natural de Salvador, Geisa ingressou no NEOJIBA em 2007 como monitora- fundadora, ocupando a chefia do naipe de violas da Orquestra Juvenil da Bahia até 2012, quando foi estudar na Alemanha com bolsa do Mozarteum de São Paulo. Participou ainda de intercâmbio com a Universidade de Stavanger (Noruega), fez parte da YOA (Orquestra das Américas) com turnês no México (2011) e China (2012), e várias turnês internacionais sob regência de Ricardo Castro. Festivais internacionais como Sommerakademie Collegium Musicum (Alemanha) e Opera Barga (Itália) também contaram com a participação dela.

 

O NEOJIBA é um programa público gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM) e vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia. Desde que foi criado há 12 anos, o NEOJIBA já atendeu mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos, direta e indiretamente, em toda a Bahia. O objetivo do NEOJIBA é promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, através do ensino teórico e da prática musical. Criado a partir da iniciativa do maestro e pianista Ricardo Castro, diretor geral do NEOJIBA, o programa tornou-se uma das políticas públicas prioritárias do Governo do Estado da Bahia. Suas programações semanais estão no site www.neojiba.org, instagram (@neojiba) e facebook (NEOJIBA). As apresentações são gratuitas e obedecem à lotação da sala. Os interessados devem chegar com meia hora de antecedência para obter senhas.

 

SERVIÇO

 

O quê: Concerto de Música de Câmara, com composições de Schubert, Mozart, Borodin e Villa-Lobos.

Quando: Domingo, dia 15.09, às 11h.

Onde: Sede do NEOJIBA – Parque do Queimado (Rua Saldanha Marinho, 10/32, Largo do Queimadinho, entre os bairros da Soledade e Liberdade, em Salvador).

Gratuito

 

PROGRAMA

 

Franz Schubert (1797-1828)

Trio para cordas em Si bemol maior, D471

Allegro

Reinaldo Silva - Violino

Geisa Santos - Viola

Lais Tavares - Violoncelo

 

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

Quinteto pra Clarineta em Lá maior, K581

Allegro

Larghetto

Adauri Oliveira - Clarineta

Eduardo Salazar - Violino 1

Guilherme Teixeira - Violino 2

Geisa Santos - Viola

Lais Tavares - Violoncelo

 

Alexander Borodin  (1833 - 1887)

Quarteto de cordas No. 2 ,  em Ré maior

 

Allegro Moderato

Eduardo Salazar - Violino  1

Guilherme Teixeira - Violino 2

Geisa Santos - Viola

Lais Tavares - Violoncelo

 

Heitor Villa Lobos  (1887- 1959)

Bachianas Brasileira No. 9

Prelúdio

Fuga

 

Violinos

Reinaldo Silva - Spalla

Guilherme Teixeira

Marivaldo Neri

Priscilla Figueiredo

Ana Cely Venturine

Ainoã Cruz

Uiller Moreira

Marie

 

Violas

Geisa Santos

Ana Paulin

Nataly Do-Vale

 

Violoncelos

Lais Tavares

Caio Brito

 

Contrabaixos

Francisco Souza

Marcelle Ramaccotte


Comentários