• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • “Pedro e o Lobo” é a atração gratuita deste domingo (6), às 11h, no Parque do Queimado, em Salvador

“Pedro e o Lobo” é a atração gratuita deste domingo (6), às 11h, no Parque do Queimado, em Salvador

  • 04 out, 2019

“Pedro e o Lobo” é a atração gratuita deste domingo (6), às 11h, no Parque do Queimado, em Salvador

No mês da criança e do aniversário de 12 anos do NEOJIBA, toda a programação musical no Parque do Queimado ( Rua Saldanha Marinho, 10/32) será voltada para o público infantil. Os ingressos já estão esgotados pelo Sympla, chegue uma hora antes para garantir seu ingresso pessoalmente.


A primeira apresentação é neste domingo (6), às 11h, com a fábula 'Pedro e o Lobo', uma história infantil contada através da música. Foi composta em 1936, por Serguei Prokofiev (1891–1953), um dos compositores mais celebrados no século XX. A execução será da Orquestra Juvenil da Bahia sob a regência de Helder Passinho e narração de Matheus Carvalho, este último, integrante do Coro Juvenil do NEOJIBA.

“Essa é a terceira vez que apresentamos essa fábula musical na Sala de Concertos de Câmara do NEOJIBA”, explica Passinho. Segundo ele, a receptividade é sempre excepcional. “Na última apresentação tivemos que fazer seção extra por conta do grande público que compareceu ao parque”, completa o regente. Com 35 anos de idade, Passinho nasceu em Salvador e é Mestre em Trompete pela Universidade Federal da Bahia e membro fundador do NEOJIBA.

INSTRUMENTOS e PERSONAGENS

No enredo, Pedro (personagem principal) é representado pela família dos instrumentos de cordas. Já o passarinho surge pelo som da flauta, tocada por João Pedro Nunes. O pato pelo Oboé, por Juliane Santana, o gato pelo clarinete, com Renan de Jesus, e o avô de Pedro, pelo fagote com Guilherme Lírio. As trompas representam o personagem lobo, executadas por Arthur Azevedo, Carlos Vitor e Davi Calmon. Os caçadores são ouvidos através da percussão, com Isaac Falcão e João Victor de Souza.

0 autor da fábula, Serguei Prokofiev, é muito conhecido também por obras como o balé ‘Romeu e Julieta’, as óperas ‘O Amor das Três Laranjas’ e ‘Guerra e Paz’, além de duas trilhas sonoras para filmes do renomado cineasta russo Serguei Eisenstein (1898–1948).

O NEOJIBA é um programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM). Criado há 12 anos, o NEOJIBA já atendeu mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos, direta e indiretamente. Hoje, o programa é umas das políticas públicas prioritárias do Governo do Estado da Bahia.


Comentários