Pedro e o Lobo abriu ontem (6) o Mês da Criança na sede do NEOJIBA

  • 07 out, 2019

Pedro e o Lobo” abriu ontem (6) o ‘Mês da Criança’ na sede do NEOJIBA

 

A fábula musical 'Pedro e o Lobo', composta pelo russo Sergei Prokofiev (1891–1953), foi a atração de abertura do ‘Mês da Criança’, no domingo (06/10). Durante todo o mês de outubro a programação no Parque do Queimado (Rua Saldanha Marinho, 10/32), sede do NEOJIBA, é voltada para crianças.

 

Um público de todas as idades veio assistir à primeira apresentação do mês de outubro, executada pela Orquestra Juvenil da Bahia (OJB), sob a regência de Helder Passinho e narração de Matheus Carvalho, integrante do Coro Juvenil do NEOJIBA. Na plateia, muitas crianças, pais e avós, como o diretor teatral Márcio Meirelles que trouxe a neta. Ela ficou o espetáculo inteiro prestando atenção em cada detalhe da história contada ligando cada personagem aos instrumentos musicais.

 

Na apresentação, Pedro (personagem principal) é representado pela família das cordas, o passarinho pela flauta, o pato pelo oboé, o gato é o clarinete e o avô de Pedro, o fagote, enquanto as trompas representam o lobo. Usar instrumentos para representar cada personagem foi uma forma que Prokofiev encontrou para ensinar as crianças sobre cada instrumento musical.

 

A advogada Flora Costa que está grávida de cinco meses fez questão de trazer a sua filha, Laura, de cinco anos de idade. “Já conhecia a história e havia contado para a minha filha antes de trazê-la, mas a encenação ao vivo traz a emoção. Hoje, por exemplo, percebi que todas as crianças ficaram com medo dos caçadores”. Na fábula, os caçadores são representados por instrumentos de percussão. “Nós chegamos mais cedo para que as crianças pudessem aproveitar o amplo espaço e as áreas verdes do parque”, completou Flora. A parte que está sendo ocupada pelo NEOJIBA no Parque do Queimado tem cerca de 10 mil metros quadrados de área com dezenas de espécies de árvores, plantas e pequenos animais, como pássaros e saguis

 

“Essa é a terceira vez que apresentamos essa fábula na Sala de Concertos de Câmara do NEOJIBA”, explica o regente Helder Passinho. Com 35 anos de idade, Passinho nasceu em Salvador, se tornou Mestre em Trompete pela Universidade Federal da Bahia e é membro fundador do NEOJIBA.

Criado em 2007, o NEOJIBA já atendeu até agora mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre seis e 27 anos, direta e indiretamente. Hoje, o programa é umas das políticas públicas prioritárias do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM).

 

Mais informações: instagram (@neojiba) e facebook (NEOJIBA). Você pode ver também outras fotos da apresentação de domingo: https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157711231298067

 

Todas as apresentações são gratuitas, mas os interessados devem chegar com uma hora de antecedência para obter as senhas de entrada. A lotação dependerá da capacidade da Sala.


Comentários