Espetáculo marca entrega do Núcleo Territorial do NEOJIBA em Teixeira de Freitas

  • 08 out, 2019

Espetáculo marca entrega do Núcleo Territorial do NEOJIBA em Teixeira de Freitas

 

Um grande e belo espetáculo marcou a inauguração do Núcleo Territorial do NEOJIBA de Teixeira de Freitas - Orquestrando Futuros, o último NTN a ser entregue em 2019. A cerimônia de entrega do NTN em Teixeira de Freitas reuniu centenas de pessoas, que acompanharam a apresentação de grupos que fazem parte do núcleo, entre eles a Orquestra Territorial Infantil, formada por crianças. A entrega no Extremo Sul da Bahia contou com as presenças do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, do diretor Musical do NEOJIBA, maestro Eduardo Torres, do superintendente de Desenvolvimento Territorial da Secult, maestro Orley Silva, e da coordenadora do NTN em Teixeira de Freitas, Kenia Silva.

A cerimônia contou com a presença da comunidade local, pais, mães e entusiastas da cultura e da arte. O secretário Carlos Martins, que na última semana também participou das inaugurações dos NTN em Feira de Santana e Vitória da Conquista, discursou e defendeu, mais uma vez, a arte, a cultura e a música como instrumentos essenciais na transformação do Brasil.

“Eu não tenho como mensurar em palavras a minha alegria nessas duas últimas semanas, ao lado de toda a equipe da SJDHDS e do NEOJIBA, ao entregar esses equipamentos tão importantes para três regiões do Estado. Eu vou repetir isso por muitas mais vezes: nós precisamos de mais violinos, violoncelos, flautas, pianos e outros instrumentos porque estas são as verdadeiras armas que vão transformar o Brasil num país com justiça social”, pontuou o secretário.

Presidente do ICED, Filipe Mota ingressou no NEOJIBA em 2010. Além de participar de várias atividades e viagens, o jovem teve a oportunidade de encontrar grandes solistas internacionais, acumulando a experiência que traz em seu currículo atualmente. “A música pode transformar vidas de formas inimagináveis. O futuro de cada um de vocês é daqui para o mundo. Tenho certeza que em alguns anos serão vocês, os alunos de hoje, que estarão ensinando aos alunos de amanhã”, disse o jovem, que também é professor de violino e viola.

Diretor musical do NEOJIBA, o maestro Eduardo Torres falou sobre a importância dos jovens como multiplicadores. “Cada um de vocês aqui é um multiplicador dessa prática musical. Espero que o NTN seja um divisor de águas na vida dos jovens de toda a região’, disse. O maestro Ricardo Castro, diretor geral e fundador do NEOJIBA, que não pôde estar presente, gravou um vídeo que foi exibido durante a cerimônia.

Além da Orquestra Territorial Juvenil, os presentes acompanharam apresentações do Grupo de Jazz do NTN, o Coro da Igreja Batista Central e a Camerata do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), este último, parceiro do NEOJIBA no núcleo localizado na cidade, juntamente com a Igreja Batista Memorial, local onde aconteceu a cerimônia na noite desta segunda-feira (07) e responsável por ceder o espaço onde funcionará o novo núcleo.

Confira os registros da inaguração clicando no link: https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157711249846991

Imagens: Michele Brito / ASCOM-SJDHDS


Comentários