Um domingo para as crianças (13), no Parque do Queimado

  • 15 out, 2019

Um domingo para as crianças (13), no Parque do Queimado

 

O Dia das Crianças está sendo comemorado durante todo o mês de outubro na sede do NEOJIBA, no Parque do Queimado, mas no último domingo (13) foi em dose dupla. Os concertos e atividades foram pensados de forma divertida e interativa para marcar a data. Interativa, desde a sua concepção, quando os pais dos integrantes dos Núcleos de Pirajá e da Federação que realizaram as apresentações, participaram da criação e concepção do cenário e figurino dos concertos.

 

Às 10h, teve a primeira apresentação: “A Fantástica Jornada pelo Mundo da Imaginação”, regida pelo maestro Samuel Egídio, Coordenador do Núcleo de Pirajá, fez a plateia passear por um repertório com sabor de infância, com músicas como “Sapo Cururu” e “O Sapo não lava o pé”, além de composições temáticas dos Saltimbancos e do Sítio do Pica Pau Amarelo. Entre um tema e outro, as crianças usaram o mundo da imaginação criando interpretações teatrais próprias, ressaltando a importância das brincadeiras além do mundo virtual.

 

Atenta, batendo palmas e cantando, Luana Cardoso Pereira de apenas 3 anos demonstrava como estava gostando do dia. Ela vem sempre aos concertos de domingo no Parque do Queimado, acompanhada pela mãe. Disse ter gostado mais das músicas do Sítio e, decidida, afirmou: “Quando eu tiver 6 anos, quero vir aprender música aqui e subir no palco para cantar”.

 

O Presidente do Conselho do Programa NEOJIBA, Prof. Manoel Barros prestigiou o evento, como costuma fazer, aos domingos. E saiu encantado. “Foi muito bom! A capacidade de interação das crianças e adolescentes, com grande harmonia, nos encanta. Se apresentarem num palco, para uma plateia, os motiva e fortalece a autoestima. E desta vez, os pais também tiveram uma participação efetiva, contribuindo para a produção do cenário e figurino. Tudo isso é o lado social do programa de forma ativa que é a sua missão e o seu diferencial”, conclui o Presidente.

 

Um passeio pelo Parque

 

Das 11h às 12h, no intervalo entre os dois concertos, crianças e adultos tiveram a oportunidade de visitar o Parque do Queimado e interagir com instrutores e integrantes dos Núcleos de Prática Musical do Programa NEOJIBA. Em todas as salas do Parque, no Galpão NEOJIBA e ao ar livre, com o dia lindo que fez, aconteciam pequenas apresentações de grupos, cada um com um instrumento. Crianças e adultos podiam pegar nos instrumentos, ouvir explicações técnicas e experimentar tocar o instrumento.

 

Mariana Assis é mãe de João de 4 anos. “Eu sempre vou e levo o João para assistir ao NEOJIBA, no TCA. É a primeira vez que viemos ao Parque do Queimado e tivemos a sorte de participar das atividades de interação com os músicos. Que bacana! Adoramos. No próximo final de semana, estaremos aqui de volta”, afirmou Mariana.

 

Cine NEOJIBA

 

Às 12h, foi a vez do “Cine NEOJIBA”, apresentado pelo Núcleo da Federação, regido por Adauri Oliveira. Um repertório saído das telas do cinema, com as músicas que marcaram filmes como O Rei Leão, Missão Impossível, Harry Potter, Piratas do Caribe e outros, como Rio que prestigiou o cinema nacional! De forma leve e divertida, Malu, 10 anos e Joaquim, 9 anos, integrantes do Núcleo, foram os apresentadores, simulando a cerimônia do Oscar, prêmio do cinema mundial.

 

A plateia recebeu células individuais para votar, ao final do concerto, a música que preferiu. E o NEOJIOSCAR foi para... “Missão Impossível”!

 

No final das apresentações, o maestro Ricardo Castro, Diretor Geral do Programa NEOJIBA, conversou um pouco com o público que lotou a sala NEOJIBA.

Ricardo ainda convidou a todos para que compareçam ao Parque no próximo fim de semana (19 e 20/10) quando o NEOJIBA completa 12 anos e anunciou: serão dois dias de comemoração, com 6 apresentações no sábado e 6 no domingo, começando às 10h, a reprise do concerto Cine NEOJIBA está garantida, além de muita diversão e outros concertos para todas as idades.

 

E você vai perder?! Fique ligado nas nossas redes sociais e acompanhe tudo sobre a programação. A gente espera por você!

 

Criado em 2007, o NEOJIBA já atendeu até agora mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre seis e 27 anos, direta e indiretamente. Hoje, o programa é umas das políticas públicas prioritárias do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM).

 

Confira os registros fotográficos realizados no final de semana -> https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums


Comentários