Dois concertos no Parque do Queimado no próximo domingo (27/10)

  • 25 out, 2019

Dois concertos no Parque do Queimado no próximo domingo (27/10)

Às 11h, acontece o musical infantil ‘Os Saltimbancos’ encerrando a programação do Mês das Crianças do NEOJIBA e em seguida, às 12h, a violinista suíça Chiara Banchini se apresenta com a Orquestra de Câmara do NEOJIBA.

A violinista suíça Chiara Banchini lidera neste domingo (27), às 12h, um concerto gratuito na sede do NEOJIBA (www.neojiba.org), no Parque do Queimado (Rua Saldanha Marinho, 10/32, Liberdade), em Salvador.

Nascida em Lugano, na parte italiana da Suíça, Chiara Banchini tem renome internacional como grande especialista em música barroca, tendo dirigido de 1981 a 2012 o ‘Ensemble 415’, referência absoluta na área. Ela integra o movimento ‘Historically Informed Performance’ (HIP) que busca ser fiel à abordagem, maneira e estilo da era musical em que uma obra foi concebida. Banchini se formou no Conservatório de Genebra e depois no Conservatório Real de Haia, na Holanda. Ensinou no Centro de Música Antiga em Genebra e atuou como solista durante muitos anos. Chiara é regente permanente da Orquestra Juvenil Barroca de Theresia (Theresia Youth Baroque Orchestra), na Itália, com reconhecimento mundial por sua performance ao violino e como maestrina. Também é membro da Associação Suíça de Amigos do NEOJIBA (ASANBA), em Genebra.

 

Concertos de domingo (27/10)

 

OS SALTIMBANCOS – 11h

O último concerto do “Mês das Crianças do NEOJIBA” terá 24 músicos e quatro cantores solistas em cena. Os Saltimbancos é um musical infantil inspirado no conto dos alemães Irmãos Grimm, “Os Músicos de Bremen”. As obras do musical foram compostas pelo ítalo-argentino Luis Enríquez Bacalov e pelo italiano Sergio Bardotti, e adaptadas para a língua portuguesa em 1977 pelo brasileiro Chico Buarque. “Como a adaptação brasileira foi na década de 70, resolvemos também adaptar para a realidade do século XXI, depois desses 42 anos de diferença”, diz o regente Helder Passinho. Ele explica que o arranjo é de Jamberê Cerqueira e que a adaptação foi coletiva de integrantes do NEOJIBA. Maria Fernanda Cardoso será a Galinha, Alexsandra Brasileiro, a Gata, Gabriel Soledade, o Cachorro e Iuri Nery, o Jumento. No Coro, Carol Palma, Cleusa Conceição, Maiana Pereira.

 

Chiara Banchini e Orquestra de Câmara do NEOJIBA – 12h

 

No programa do concerto com Chiara Banchini à frente de uma orquestra de câmara com 11 músicos, entre instrutores e bolsistas do NEOJIBA teremos: Antonio Vivaldi, com ‘Concerto para cordas em Fá Menor Rv 143’; Alessandro Scarlatti, com ‘Sonata à Quattro no. 2 em Dó Menor’; Heinrich Ignaz Franz von Biber, com ‘Balletti lamentabili C 59’; Georg Philipp Telemann, com ‘Concerto no. 1 em Sol Maior’ e Francesco Geminiani, com o ‘Concerto Grosso em Ré Menor op.5, La Follia’.

O NEOJIBA é um programa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Ação Social Pela Música. Tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente em situações de vulnerabilidade, através do ensino e da prática musical coletivos.

Mais informações acompanhe o instagram (@neojiba) e o facebook (NEOJIBA).


Comentários