Gratidão, alegria e doações no domingo!

  • 28 out, 2019

Gratidão, alegria e doações no domingo!

 “Estamos muito honrados e gratos por ter a violinista e regente suíça, Chiara Banchini, referência internacional da música barroca, liderando mais uma vez concertos do NEOJIBA”, afirmou o diretor Musical do NEOJIBA, o pianista e maestro Eduardo Torres, ao apresentar os concertos que começavam às 11h na Sala principal do Núcleo Central do NEOJIBA, patrocinado pelo Instituto CCR e que tem o apoio da CCR Metrô Bahia.

O público aplaudiu de pé, as composições de Vivaldi (1678-1741), Scarlatti (1660-1725), von Biber (1644-1704), Telemann (1681-1767) e Geminiani (1687-1762). Todos são do período Barroco, movimento que acompanha outras artes na Europa, indo do século XVII até por volta de 1750, quando ocorre a morte do alemão Bach (1685—1750). Chiara foi aluna do lendário violinista e maestro húngaro (depois naturalizado francês), Sándor Végh (1912-1997), e do violinista e regente holandês Sigiswald Kuijken. Formou-se no Conservatório de Genebra, depois no Conservatório Real de Haia e se tornou referência mundial. “É uma satisfação apoiar um projeto como o NEOJIBA”, disse Chiara ao término do programa.

ALEGRIA e PROGRAMAÇÃO INFANTIL Antes disso, às 11h, a alegria tomou conta da criançada com a apresentação de ‘Saltimbancos’. 24 músicos e quatro cantores solistas interpretaram as obras do musical compostas pelo ítalo-argentino Luis Enríquez Bacalov e pelo italiano Sergio Bardotti. O músical foi adaptado para a língua portuguesa em 1977 pelo brasileiro Chico Buarque. “Como já fazem 42 anos, atualizamos algumas expressões para o século XXI”, explicou o regente do NEOJIBA, Helder Passinho.

A terapeuta Noêmia Casais observava com satisfação o movimento intenso das crianças nos 10 mil m² do Parque do Queimado. “É um espaço lindo! Com natureza, muitas árvores, pássaros e o conforto do estacionamento”, relatou. Já a professora de Administração da UFBA, Bárbara Dultra, destacou a programação. “É ótimo para as crianças terem oportunidade de aprender outros estilos musicais que não somente o axé, pagode e samba”, disse apontando para sua neta Clara, de 5 anos, e para Maya, de 4 anos, filha de Noêmia, que dançavam com outras crianças uma cantiga de roda antes da apresentação começar.

CAMPANHA da ARCA O domingo também foi de doações para o NEOJIBA! Juntamente com a esposa, Dalis, e as filhas Natália, de 8 anos, e Gabriela, de 4 anos, o economista Jobson Resende fez questão de contribuir para a campanha da ‘Arca NEOJIBA’. “Sei da seriedade e do objetivo social desse programa, por isso, faço minha doação com prazer!”, comentou Jobson. A campanha ‘Arca NEOJIBA’ está mobilizando pessoas em qualquer lugar do mundo que   queiram contribuir através da internet: www.benfeitoria.com/neojiba.

A iniciativa é para construir um palco a céu aberto na sede do NEOIBA. O objetivo é ter mais capacidade de lugares para a plateia e abrir o espaço para os talentos de diferentes linguagens artísticas existentes nos 10 bairros do entorno da Sede do NEOJIBA.

Acesse e participe: www.benfeitoria.com/neojiba!

Para as apresentações do NEOJIBA, o público deve sempre chegar com uma hora de antecedência para obter senhas de entrada. O parque dispõe de segurança e estacionamento. Mais informações; instagram (@neojiba) e facebook (NEOJIBA). Veja as fotos de domingo:


Saltimbancos: https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157711534971022

Concerto Barroco: https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157711535026832


Comentários