Coro do NEOJIBA encerra homenagens a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

  • 31 out, 2019

Coro do NEOJIBA encerra homenagens a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

 

O Coro Infantojuvenil do NEOJIBA encerrou terça-feira (29), no início da noite, na Igreja do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, as homenagens a Nossa Senhora do Rosário. A Irmandade dos Homens Pretos em Salvador tem 334 anos de criada e é considerada uma referência histórica e cultural na Bahia.

“O NEOJIBA já é um parceiro frequente da nossa Irmandade e acaba de encerrar com muita honra as homenagens que estamos prestando a Nossa Senhora do Rosário desde o dia 1° de outubro”, relatou Antônio Leal, produtor e representante da Irmandade para assuntos culturais. É a Irmandade dos Homens Pretos que é responsável também pela procissão e Festa de Santa Bárbara que acontece no dia 4 de dezembro no Pelourinho.

EMOÇÃO e PRÁTICA MUSICAL“A igreja estava cheia e percebemos a emoção do público com o desempenho dos jovens”, disse a cantora soprano francesa e coordenadora do Coro Infantojuvenil do NEOJIBA, Lucie Barluet. Ela explica que foram 11 composições, dentre as quais a 'Ubi caritas' de M. Duruflé (1902-1986), um compositor francês.

O público ficou mobilizado ainda no encerramento com o black spiritual 'I am gonna sing till the Spirit moves in my heart', música do gênero musical Spiritual que surgiu a partir dos cultos religiosos e da afrodescendência musical dos negros escravizados nos Estados Unidos no século 19.

O Coro Infantojuvenil do NEOJIBA é formado por jovens de 13 a 18 anos de idade e integra as ações de desenvolvimento social, educacional e cultural do NEOJIBA. A iniciativa pretende desenvolver competências e aptidões múltiplas nos jovens proporcionando a eles o desafio de diferentes papéis profissionais na prática musical.

PATRIMÔNIO e PROGRAMAÇÕES Tombado como Patrimônio do Brasil pelo IPHAN desde 1938, a Igreja do Rosário foi construída por escravos e ex-escravos a partir de 1704, ao longo de quase 100 anos. Ontem (29), além de outras imagens importantes, estava em um altar especial perto do Coral do NEOJIBA, a imagem da Nossa Senhora do Rosário, originária do século XVII. A igreja fica aberta diariamente, das 8h às 17h. Missas regulares acontecem aos domingos (10h), segundas-feiras (9h) e terças-feiras (18h). Informações via telefone (71) 32415781.

Os coros do NEOJIBA se apresentam em vários lugares da cidade e na sede do programa, no Parque do Queimado que dispõe de segurança e estacionamento.

O NEOJIBA é um programa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Ação Social Pela Música. Tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente em situações de vulnerabilidade, através do ensino e da prática musical coletivos.

Acompanhe a programação também pelas redes sociais do NEOJIBA: instagram (@neojiba), facebook (NEOJIBA) e Twitter (@NEOJIBA).

Outras fotos: https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157711563957512

 


Comentários