• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • NEOJIBA e Ballet Bahiano de Tênis apresentam Quebra-Nozes de Tchaikovsky, no TCA, próximo dia 25

NEOJIBA e Ballet Bahiano de Tênis apresentam Quebra-Nozes de Tchaikovsky, no TCA, próximo dia 25

  • 18 nov, 2019

NEOJIBA e Ballet Bahiano de Tênis apresentam ‘Quebra-Nozes’ de Tchaikovsky, no TCA, próximo dia 25

 

O NEOJIBA (www.neojiba.org) e o Ballet Bahiano de Tênis (BBT, www.balletbbt.com.br) apresentam próximo dia 25, às 20h, na sala principal do Teatro Castro Alves, em Salvador, o balé Quebra-Nozes do compositor russo Tchaikovsky (1840-1893), com a Orquestra Castro Alves (OCA), uma das quatro formações orquestrais do NEOJIBA.

 

“A atividade de tocar no fosso de um teatro para um balé é uma experiência importante para um músico de orquestra; a Orquestra Juvenil da Bahia (OJB) já passou por essa experiência, em 2016, com a ‘Sagração da Primavera’ do também russo Igor Stravinsky (1882-1971), tocando para bailarinos da Escola de Dança da Funceb”, explica o diretor Musical do NEOJIBA, Eduardo Torres. Além das duas citadas, o Núcleo Central do NEOJIBA tem ainda as orquestras Pedagógica Experimental (OPE) e a de Cordas Infantil (OCI), por onde os integrantes passam por etapas de aprendizagem até eventualmente chegar à Orquestra Juvenil da Bahia, que já se apresentou na Europa e Estados Unidos.

 

COMPROMISSO “É um privilégio e uma honra ter essa parceria com o NEOJIBA e dançarmos com a OCA; já estive em um ensaio com os músicos e fiquei emocionada com a seriedade e o compromisso dos integrantes”, diz Tânia Gordilho, diretora geral do BBT. Segundo ela, o corpo de baile será formado por 150 bailarinas do BBT com idades que variam de 10 a 18 anos, além de alguns dançarinos convidados. Já a OCA terá 80 músicos.

 

“O trabalho do NEOJIBA é excepcional, estou absolutamente fascinada; o maestro Ricardo Castro é um gênio ao possibilitar que esses jovens possam ter oportunidades semelhantes a que ele teve e já consigo ver os resultados no respeito e compromisso dos integrantes da OCA”, relata Tânia. O BBT já conta com 43 anos de existência. A escola adota a metodologia da Royal Academy of Dance de Londres – criada em 1920 – cujos representantes vêm à Bahia para realizar exames com os alunos do BBT. “Era um sonho da minha vida montar o Quebra-Nozes, tenho paixão pelo balé, é uma história linda e que mostra a inteligência e o esforço inspirado de Tchaikovsky”, finaliza Tânia.

 

ENREDO e CAMPANHA O Quebra-Nozes (em francês Casse-Noisette, ballet-féerie) foi composto por Tchaikovsky e estreou em 1892 em São Petersburgo, então capital da Rússia imperial. Baseia-se na versão de Alexandre Dumas (pai) de um conto infantil de E. Hoffmann. O Quebra-Nozes tem dois atos e devido à sua temática é tradicionalmente encenado próximo à época de Natal.

 

A história tem fantasia e magia, típicas do Romantismo. O enredo se passa na casa da personagem Clara, contando as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado. No ato n°1, o braço do Quebra-Nozes é quebrado pelo irmão de Clara e ao consolá-lo ela dorme com ele nos braços tendo então um sonho-fantasia. Acontecem batalhma contra ratazanas, aparecem bosques com árvores gigantes, reinos, rei, rainha e príncipe, que é o Quebra-nozes. No ato n°2 Clara e o príncipe vão ao Reino dos Doces, conhecem a fada açucarada, vêm apresentações sobre vários países e personagens diversos, culminando com o pax de deux da fada açucarada e a dança dos flocos de neve, quando depois Clara acorda.

 

Os ingressos estão a preço popular de R$ 4 inteira e R$ 2 meia. Podem ser adquiridos pelo site.ingressorapido.com.br/tca, na bilheteria do TCA (10h às 22h, de segunda-feira a sábado), ou nas bilheterias dos SAC (Shoppings Barra e Bela Vista), sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

 

Em 12 anos de criado, o NEOJIBA já beneficiou, direta e indiretamente, mais de 10 mil jovens em situações de vulnerabilidade social. Vinculado à Secretaria de Justiça (SJDHDS) e gerido pelo Instituto de Ação Social Pela Música (IASPM), o programa é considerado política pública prioritária do Governo da Bahia. Mais informações: site www.neojiba.org, instagram (@neojiba), Twitter (@NEOJIBA) e facebook (NEOJIBA).


Comentários