• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Romantismo Alemão mostrou virtuosismo de Andrea Lucchesini e competência da Orquestra Juvenil no TCA

Romantismo Alemão mostrou virtuosismo de Andrea Lucchesini e competência da Orquestra Juvenil no TCA

  • 18 nov, 2019

Romantismo Alemão’ mostrou virtuosismo de Andrea Lucchesini e competência da Orquestra Juvenil no TCA

 

‘O Grande Romantismo Alemão’, da série ‘NEOJIBA no Teatro Castro Alves (TCA)’, no último dia 14, destacou o virtuosismo do pianista italiano Andrea Lucchesini. “Ele foi o pianista que mais me impressionou quando eu cheguei à Europa”, afirmou Ricardo Castro no palco ao comentar os concertos da noite para o público. Também pianista renomado, Ricardo Castro  regeu o ‘Concerto n°1 de Brahms’ com Lucchesini ao piano neste concerto.

 

O italiano tem carreira de grande prestígio tendo tocado com as principais orquestras da Europa e gravado para selos como o EMI International, BMG, AVIE Records e Stradivarius. Ele já recebeu várias honrarias, dentre as quais, o Prêmio Accademia Chigiana e o Prêmio da Crítica F. Abbiati.

 

JUVENIL, LANG LANG e MARTHA – Presente na plateia, o professor de piano da Escola de Música da UFBA, Paulo Novais, elogiava o pianista e o maestro, mas também a Orquestra Juvenil da Bahia (OJB) que já tinha tocado a abertura da ópera Tannhäuser de Wagner e agora apresentava Brahms. “A OJB já é uma orquestra juvenil de alto nível; eles já tocaram com Lang Lang, em Londres, e fizeram várias turnês com Martha Argerich, na Europa”, disse entusiasmado. Ele destacava ainda a ação social do NEOJIBA. “É maravilhoso o trabalho que o programa se propõe e consegue realizar; eu sou fã incondicional”, comentou.

 

Nascido em 1984, o pianista Lang Lang já foi nomeado pela Revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, sendo o primeiro chinês contratado pelas orquestras filarmônicas de Viena e Berlim, objeto de desejo de qualquer músico. Já a argentina Martha, nascida em 1941, com dezenas de prêmios em vários países, é considerada uma das maiores pianistas da sua geração com reconhecimento em todo o mundo.

 

CORO, VIOLA e PARQUE – O público heterogêneo, formado por pessoas de todas as idades, origens e profissões aplaudiu de pé ao concerto de Brahms. “Como sempre o NEOJIBA estava fantástico, com uma sonoridade incrível”, fez questão de dizer a professora de história, Anne Alves, ao falar da participação do Coro Juvenil do NEOJIBA.

 

Quem acompanhou o Coro foi a pianista italiana Viola Cartoni. Nascida em Perugia, Itália, em 1991, Viola foi convidada por Ricardo Castro para uma temporada no NEOJIBA. Com Master of Arts in Music Performance no HEMU Lausanne-Fribourg, na Suíça, Master of Arts in Music Pedagogy no CSI de Lugano, na Itália, Viola já fez recitais e concertos em várias cidades da Europa e da América Latina.

 

O NEOJIBA (www.neojiba.org) é um programa prioritário da política pública do Governo da Bahia, através da Secretaria de Justiça (SJDHDS), sob gestão do Instituto Ação Social Pela Música (IASPM). Uma programação semanal todos os domingos é mantida na sua sede em Salvador, no Parque do Queimado (Rua Saldanha Marinho, 10/32, Liberdade, tel. 71 3044-2959), onde dispõe de segurança e amplo estacionamento. A sede detém 10 mil m² de área, com sala de concertos para 160 pessoas com acústica de padrão internacional, salas de ensaio, além de um galpão para ensaios e apresentações para mais de 300 espectadores. Saiba mais no instagram (@neojiba), Twitter (@neojiba) e no facebook (NEOJIBA).

 

Outras fotos de Karol Azevedo no nosso flickr: http://bit.ly/2QsfgaR


Comentários