NEOJIBA é finalista do Prêmio Concerto pela terceira vez!

  • 06 dez, 2019

 

 

Já na sua oitava edição o 'Prêmio Concerto' é considerado uma das mais importantes premiações da música de concerto no Brasil e o programa baiano NEOJIBA (www.neojiba.org) está indicado na categoria ‘Grande Prêmio’! O Programa NEOJIBA já foi finalista do Prêmio Concerto na mesma categoria em 2017 e em 2014, foi finalista na categoria Jovens Talentos.

 

Além de júri com críticos especializados, existe também a votação popular que está aberta até 17 de dezembro. Participe e vote: https://www.concerto.com.br/noticias/premio-concerto-2019. O NEOJIBA quer trazer o prêmio para a Bahia.

 

O júri é formado por especialistas da área musical: Camila Fresca, Irineu Franco Perpetuo, João Luiz Sampaio, João Marcos Coelho, Nelson Rubens Kunze e Sidney Molina. Além do Grande Prêmio ao qual o NEOJIBA concorre, existem outras cinco outras categorias: Ópera; Música Orquestral; Música de Câmara/Recital/Coral; Jovem Talento; e CD/DVD/Livro. Os vencedores serão conhecidos na edição de janeiro/fevereiro de 2020 da Revista Concerto (www.concerto.com.br).

 

PROGRAMA PÚBLICO Criado em 2007, em Salvador, o NEOJIBA é um programa público prioritário do Governo da Bahia. Em 12 anos atingiu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens, entre seis e 26 anos, em situações de vulnerabilidade. O programa tem o Núcleo-sede no Parque do Queimado, do século XIX, local da primeira distribuidora urbana de água do Brasil tombado como Patrimônio Nacional via IPHAN. A sede tem uma sala de concerto de câmara para 170 espectadores e seis salas de ensaio, todos com padrão acústico internacional, via consultoria da empresa nipo-americana, Nagata Acoustics. Dispõe ainda do Galpão NEOJIBA para ensaios e apresentações com capacidade para 250 espectadores.

 

O programa tem núcleos espalhados por bairros da capital baiana e interior do estado. Nos últimos meses de setembro e outubro (2019) foram inaugurados três Núcleos Territoriais do NEOJIBA (NTN) nos municípios de Feira de Santana, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. A expectativa é que até 2023 o NEOJIBA chegue a centenas de municípios baianos, através de 10 NTN em todo o estado.

 

30 CIDADES e 500 PROFISSORES O NEOJIBA fez apresentações em dezenas de cidades brasileiras e mais de 30 da Europa e Estados Unidos. Os jovens se apresentaram em salas como Sala São Paulo, Teatro Municipal do Rio e Sala Minas Gerais, além do Queen Elizabeth Hall e Royal Festival Hall (Londres), Centro Cultural de Belém (Lisboa), Great Hall/Konzerthaus (Berlim), Victoria Hall (Genebra), Granada Theatre (Santa Barbara), Sala Verdi (Milão), Opera di Firenze (Firenze), Sala Santa Cecilia (Roma), Philharmonie (Paris) e muitas outras.

 

Através de intercâmbio os jovens do NEOJIBA tiveram cursos e masterclasses com mais de 500 professores, regentes e maestros de todos os continentes do planeta, da África, Ásia, Europa, Oceania e das Américas do Norte, Central e do Sul. Aos domingos acontecem concertos gratuitos na sua sede. Participe e vote no NEOJIBA: concerto.com.br/noticias/premio-concerto-2019. Sobre o programa, acesse: www.neojiba.org, instagram (@neojiba), twitter (@neojiba) e facebook (NEOJIBA).


Comentários