CONCERTO DE ESTREIA DA SÉRIE BEETHOVEN 250

  • 18 fev, 2020

CONCERTO DE ESTREIA DA SÉRIE BEETHOVEN 250

 

No dia 12 de março acontece o concerto de abertura da série BEETHOVEN 250, promovida pelo NEOJIBA em homenagem aos 250 anos de nascimento do genial compositor Ludwig Van Beethoven.

A primeira apresentação terá a Orquestra NEOJIBA regida pelo maestro italiano Edoardo Rosadini e Ricardo Castro como solista. Ricardo é fundador e diretor geral do programa. Eles irão tocar uma das obras mais famosas do compositor alemão, a Quinta Sinfonia. Antes, abrindo a noite, os músicos apresentam o Concerto Nº 5 para piano e orquestra “Imperador”. Em 1993, Ricardo Castro venceu uma das premiações mais importantes do mundo para pianistas, a Leeds International Piano Competition, executando essa obra.

Na Itália, onde vive, Edoardo Rosadini mantém desde 2002 a Orquestra de Meninos da Escola de Música de Fiesole, composta por 80 crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, num modelo similar ao do NEOJIBA.

 

Sobre a série BEETHOVEN 250

O músico alemão Ludwig Van Beethoven nasceu em Bonn, na Alemanha, em 1770, há 250 anos. Beethoven é um dos pilares da música ocidental, sendo considerado até a atualidade um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.

Até dezembro de 2020, os baianos terão o privilégio de ver, em Salvador, na Série BEETHOVEN 250, outros grandes nomes da música de concerto interpretando as obras do compositor, como o maestro brasileiro John Neschling, a pianista argentina Martha Argerich, o violoncelista pernambucano Antonio Meneses, a pianista portuguesa Maria João Pires, o maestro brasileiro Isaac Karabtchevsky e o violinista francês David Grimal.

O NEOJIBA

O NEOJIBA é um programa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Promove, de maneira inovadora, o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos.

 

 


Comentários