Músico baiano Jonadabe Batista vence concurso nacional de flauta

  • 28 jul, 2020

O flautista baiano Jonadabe Batista, 19, integrante do NEOJIBA durante 6 anos, foi o grande vencedor do primeiro concurso virtual da ABRAF (Associação Brasileira de Flautistas). Ele levou o primeiro lugar em três categorias. O resultado foi anunciado esta semana em uma videoconferência.

Em novembro passado, o músico, que começou sua trajetória no NEOJIBA (programa social do governo da Bahia), já havia sido premiado na 5ª Competição Internacional de Flauta, na cidade de Jastrzebie-Zdrój, na Polônia. 

O concurso da ABRAF reuniu 46 participantes. Jonadabe venceu nas categorias Primeiro Ciclo, Melhor Intérprete da Música Encomendada e Prêmio do Público, por ter o vídeo com o maior número de visualizações no YouTube. Como prêmio, Jonadabe irá apresentar um recital no próximo Festival Internacional ABRAF, com as despesas pagas pela Associação.

Da Suíça, onde vive desde 2018, Jonadabe contou que optou por tocar sem partitura, só de memória, as duas peças que apresentou na competição. “Às vezes, a gente fica focado só em ler notas, e acaba se fechando um pouco no mundo da partitura. Escolhi tocar de cor para fazer música de forma mais livre. Sou muito grato à ABRAF por ter me permitido participar de atividades no Brasil mesmo não estando aí fisicamente. Acho muito importante para a carreira de um músico poder desenvolver atividades no seu país. E eu sou 100% soteropolitano, baiano, brasileiro”.  O músico também agradeceu o empenho dos familiares e amigos pela conquista do prêmio do público. “Fico muito feliz de saber que tem gente comigo, apoiando a minha carreira, a minha caminhada”. 

Nascido em Salvador, Jonadabe entrou no NEOJIBA em 2012, aos 12 anos.  Ele começou tocando clarinete na Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), formação para iniciantes, e só depois se interessou pela flauta.  Em 2015, passou a integrar a principal formação orquestral do NEOJIBA, a Orquestra Juvenil da Bahia. Com a OJB, participou de duas turnês internacionais na Europa, em 2016 e 218. No segundo semestre de 2018, Jonadabe mudou-se para a Suíça, para estudar na Haute École de Musique de Genebra, onde cursa o terceiro ano do bacharelado.  "O NEOJIBA é, definitivamente, um divisor de águas. Todo o desejo em me aprimorar, em ser um músico de orquestra, tudo isso foi desenvolvido no programa.  Foi a mola propulsora para que eu pudesse estar onde estou e continuar trilhando tudo que eu desejo trilhar. O NEOJIBA foi e sempre será a porta para esse mundo que eu decidi viver”. 

 

Quem quiser ver o vídeo da apresentação do recital, basta acessar o link abaixo:

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 pelo pianista e maestro baiano Ricardo Castro, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 12 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos. 


Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa estão tendo aulas  e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 13 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia da COVID-19.


Comentários