NTN Feira de Santana - Antônio Gasparini promove viagem pelo Reino da Música

  • 20 ago, 2020

Qual é o instrumento que toca a nota de referência para afinar a orquestra? Com qual objeto os percussionistas tocam seu instrumento? E como a voz é produzida? A guerreira Lara teve que responder perguntas como essa durante uma aventura cheia de animação e conhecimento pelas cinco famílias do Reino da Música: Madeiras, Percussão, Metais, Cordas e Canto. 


Essa jornada aconteceu na noite desta quarta-feira, 19/8, durante o concerto didático online "Uma Aventura Pelo Reino da Música", realizado pelo Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana - Antônio Gasparini.  Com orientação dos instrutores, os integrantes se apresentaram e se revezaram nos papéis de reis, rainhas e fadas.

Cerca de 100 famílias acompanharam o concerto pelo Zoom e pelo Facebook e ajudaram Lara na sua missão, dando dicas para as respostas até que ela finalmente se transformasse em chefe do Reino do "Fique em Casa". Lara deixou uma importante mensagem para os seus novos súditos: "Acreditem, a música é o melhor caminho para os dias difíceis e fáceis da vida. Estude, aprenda um instrumento, persista, e assim faremos do mundo um lugar mais harmônico". 


Concertos didáticos


Os concertos didáticos do NEOJIBA trazem um componente lúdico-informativo sobre música para o público e promovem a interação dos integrantes do programa com a plateia.  Em 2019, foram realizados 68 concertos didáticos, que contaram com a participação de mais de 7 mil pessoas. As apresentações aconteceram em escolas, centros culturais e teatros de Salvador e do interior do Estado. Neste ano, por conta da pandemia do coronavírus, os concertos didáticos estão sendo realizados virtualmente.  O evento do NTN Feira de Santana - Antônio Gasparini teve duração de uma hora e meia e  foi apresentado pela instrutora Denise Fersan. 


Sobre o NEOJIBA


Criado em 2007 pelo pianista e maestro baiano Ricardo Castro, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 12 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos. 


Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa estão tendo aulas e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 13 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia da COVID-19.


Comentários