Programa Excelência NEOJIBA

  • 26 ago, 2020

Acontece hoje, dia 26 de agosto, live com o Superintendente da CAIXA, Ismael Boaventura Neto e o diretor-geral do NEOJIBA, Ricardo Castro, para celebrar o início do projeto Excelência NEOJIBA que, entre suas ações, viabiliza residência artística para que jovens músicos aprimorem seus conhecimentos no exterior, com patrocínio da Caixa e do Governo Federal. O evento contará com a presença do Secretário de Justiça Social, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins.

Os primeiros contemplados são a violinista  Priscila Gabrielle Rodrigues Silva Santos e o percussionista Fábio Santos, que estão estudando na Suíça. O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook do NEOJIBA, às 15h.  Ao lado de Ricardo Castro, Priscila Rodrigues e Fábio Santos farão uma apresentação musical e contarão como está sendo essa experiência. 

Para realizar o sonho de estudar na Suíça, o casal, que começou sua trajetória musical no NEOJIBA (programa social do Governo da Bahia), vendeu brigadeiros, participou de concertos na igreja e fez vaquinha na internet, antes de conseguir o patrocínio para a residência artística no exterior. “Decidi prestar vestibular para a Schola Cantorum Basiliensis. Eram 30 concorrentes para cinco vagas. Passei e foi uma surpresa maravilhosa. Fábio também conseguiu passar para o mestrado da Hochschule für Musik. 

Fábio diz que esse apoio tem sido fundamental.  “O custo de vida aqui é muito alto, então esse apoio nos tranquiliza bastante, especialmente nesse cenário de pandemia, que nos proibiu de exercer trabalhos e apresentações em público”.  Ele conta que é difícil “mensurar em palavras” tudo que está aprendendo por lá. “A cada dia eu percebo um grande avanço musical em minha performance. A oportunidade de compartilhar com colegas de várias culturas e países me trouxe uma visão musical mais ampla”.

Fiel ao lema do NEOJIBA, “Aprende quem ensina”, Priscila diz que quer aprender “o máximo possível” nesse período para compartilhar sua experiência quando voltar. “O NEOJIBA com certeza foi o que me fez decidir estudar música. Aprendi muito tendo aulas, dando aulas, regendo, tocando. Minha trajetória no programa me proporcionou momentos incríveis e muitas coisas que levarei por toda a vida e passarei a outros”. Fábio também se sente grato ao programa. “Sem o NEOJIBA, eu não teria chance de aprender um instrumento, já que o pagamento de aulas não refletia a minha realidade.  O programa teve a maior importância na minha caminhada no ramo musical e percussivo. Foi onde eu adquiri a maioria dos meus conhecimentos”. 


Bio - Priscila Gabrielle Rodrigues Silva Santos

Priscila ingressou no NEOJIBA em 2008, onde começou a estudar violino. Em 2010, tornou-se violinista da Orquestra Juvenil da Bahia. Como integrante da orquestra, participou de turnês nacionais e internacionais, acompanhando solistas renomados como Ricardo Castro, Shlomo Mintz, Maria João Pires, Jean-Yves Thibaudet, Martha Argerich, Colin Currie, Maxim Vengerov, Emmanuele Baldini, Lang Lang, Edicson Ruiz, Midori Goto e Leon Spierer. Foi spalla da Orquestra Juvenil da Bahia na Itália na turnê Europa de 2018, que percorreu a França, Itália e Suíça, com Martha Argerich como solista e Ricardo Castro como regente. Por quatro anos, Priscila atuou como monitora de cordas e regente da Orquestra Pedagógica Experimental, do NEOJIBA. Participou de intercâmbios orquestrais com a Orquestra Sinfónica Binacional Brasil Venezuela e o Dia da ONU, com Lang Lang. Em 2016, ganhou o prêmio de instrumentista destaque no Festival de Música Universitária de Salvador. Atuou como solista sob a direção de Chiara Banchini em 2017, e, e na apresentação de “Scheherazade”, de Rimsky-Korsakov, com a Orquestra Juvenil da Bahia, em 2018. Em 2019, participou de uma temporada em São Paulo do espetáculo de dança “Mulheres do Asè”, no SESC. Em 2020, participou da orquestra principal do Barokkfest, Festival de Trondheim, na Noruega. Graduada em violino pela Universidade Federal da Bahia, está cursando um novo bacharelado na Schola Cantorum Basilienis | FHNW, na Suíça, onde estuda violino barroco. 

 

Bio - Fábio da Silva Santos

Fábio iniciou os estudos de percussão em 2009, aos 17 anos, no NEOJIBA. Com a Orquestra Juvenil da Bahia, apresentou-se em países como Inglaterra, Alemanha, Suíça, Itália, Suécia e Portugal, sob regência do maestro Ricardo Castro. Dividiu o palco com solistas de renome internacional, como Lang Lang, Maria João Pires, Katia e Marielle Labéque, Shlomo Mintz, Martha Argerich, Ricardo Castro, Jean-Yves Thibaudet. Em 2014, apresentou-se com o percussionista escocês Colin Currie na Inglaterra. Em 2017, participou
como percussionista da Orquestra das Américas (OA), realizando concertos no Chile,
Argentina e Brasil, com os solistas Gautier Capuçon, Ricardo Castro e Gabriela Montero. É integrante do grupo de percussão MultiFaces. Atualmente, está cursando mestrado em Performance em Percussão na Hochschule für Musik, na Suíça.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 pelo pianista e maestro baiano Ricardo Castro, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 12 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos. 

Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do programa estão tendo aulas e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 13 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia da COVID-19.


Comentários