Reuniões com familiares discutem a educação em tempos de pandemia

  • 03 set, 2020

Comprometimento. Disciplina. Organização. Respeito. Amor. Foi com palavras como essas que familiares de  integrantes do NEOJIBA, programa social do Governo da Bahia, contaram o que mais lhes chama atenção no desenvolvimento educacional do programa.  A pergunta guiou o terceiro ciclo de reuniões online promovido pelo setor de Desenvolvimento Social do NEOJIBA, com o tema "Educação e família em tempos de pandemia". 

Entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro, foram realizados dez encontros com pais e responsáveis por integrantes dos núcleos de Salvador e do interior da Bahia. "Nosso objetivo é levar informação sobre temáticas relevantes, principalmente nesse período de isolamento social, sempre com um clima de alegria, música e descontração", conta Olgair Marques, coordenadora do DS. 

As conversas foram conduzida por pesquisadores do Núcleo de Estudos sobre Educação e Direitos Humanos da Universidade Católica do Salvador (NEDH/UCSAL), coordenado pela professora doutora Vanessa Cavalcanti.  Além de Vanessa, também participaram das reuniões a psicóloga Luciene Figueiredo, doutora em saúde, a assistente social Maura Avena, doutora em educação, a bióloga Pollyana Rezende, doutoranda em educação, e a advogada Bruna Rocha, que está pesquisando no mestrado os contextos familiares e sociais no NEOJIBA. 

Bruna estava passeando pela UCSAL no intervalo de suas aulas quando se deparou com as salas cedidas pela universidade para as atividades do Núcleo de Prática Musical da Federação. "Vi diversas crianças e adolescentes de camisetas coloridas, carregando seus instrumentos, acompanhados de suas mães, tias, avós. Assim, do inusitado e agradável encontro com o núcleo, surgiu a ideia de pesquisar os contextos familiares e sociais na promoção de justiça social e direitos humanos de jovens integrantes do NEOJIBA". 

Ela contou que a experiência de participar das reuniões com os familiares foi "enriquecedora e produtiva". "Tive a oportunidade de ouvir relatos fortes e interessantes das famílias de integrantes do programa. Em muitas falas, fica nítido a participação e envolvimento, principalmente das mães, com o NEOJIBA, o sentimento de gratidão que elas possuem pela atuação dessa política pública e pela influência positiva na vida de seus filhos".

Um dos agradecimentos veio de Caroline Pereira, mãe de Samara, do NPM Canto Coral, durante a reunião na tarde do dia 25 de agosto. "Gostaria de agradecer a todos, a cada profissional da linha de frente do NEOJIBA, a cada pai pela sua dedicação, porque estamos vivendo um momento muito difícil, e, graças a equipe NEOJIBA, sinto amenizar as angústias e medos. Quando vejo a dedicação, comprometimento e mudanças de minha filha, fico muito feliz. Deixo o meu muito obrigada a todos vocês". 

Na reunião do Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas - Orquestrando Futuros, que aconteceu na noite de 1º de setembro, Cristiane da Cunha, mãe de Sofia, também demonstrou sua gratidão pelo programa. "O NEOJIBA tem contribuído muito em nos ajudar a manter essas crianças com uma atividade, uma tarefa, um foco, mesmo em meio a essa fase complicada de isolamento! Obrigada a toda a equipe". 
 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 12 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos. 

Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa estão tendo aulas, ensaios e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 14 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus.


Comentários