• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Conversa sobre protagonismo e relacionamentos saudáveis abre segunda edição do Meninas na Música

Conversa sobre protagonismo e relacionamentos saudáveis abre segunda edição do Meninas na Música

  • 19 set, 2020

Uma conversa sobre protagonismo, relacionamentos saudáveis, habilidades socioemocionais e construção de projetos de vida, especialmente em tempos de pandemia, marcou o lançamento da segunda edição do Meninas na Música. O encontro, transmitido ao vivo na noite da última sexta-feira (18/9), reuniu Mafoane Odara, gerente do Instituto Avon, Michelle Fraga, coordenadora de Autonomia da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e Fernanda Tourinho, diretora de Desenvolvimento Institucional do NEOJIBA. 

O Meninas na Música foi criado para promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino no universo da música, além de despertar a conscientização do papel de todos, homens e mulheres, na construção de uma sociedade sem preconceitos e sem violência contra as mulheres. O projeto é realizado pelo NEOJIBA (programa social do Governo da Bahia) com patrocínio da Avon e apoio do Instituto Avon. 

Durante a live de lançamento, Mafoane contou que esse é um dos projetos "mais lindos" que o Instituto Avon tem a "honra de apoiar". "Tenho muito orgulho de estar próxima do NEOJIBA. Nos inspiramos todos os dias com essas meninas incríveis, com esse trabalho fantástico, seríssimo e transformador que vocês fazem e que tem o poder de recuperar o que é um direito: o direito de sonhar, de ser aquilo que elas quiserem".

Ela também deixou um recado para as participantes da segunda edição do Meninas na Música. "Usem esse momento para exercitar o protagonismo. Protagonismo é o exercício da gente experimentar as coisas que a gente acredita, de estimular a imaginação, a criatividade. Aproveitem as mentorias com as musicistas fantásticas que vão ajudar vocês a chegar onde vocês merecem: no topo".

 

Representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Michelle falou sobre a importância de "respeitar as mina que tocam música, independentemente dos instrumentos que elas escolham". "A música transforma a vida dessas meninas. Esse é um projeto que a gente ama demais e que dá resultado a curto prazo. Não é dizer que é um trabalho de formiguinha, e que a gente só vai ver resultado daqui a alguns anos". 

Entre setembro e dezembro deste ano, o Meninas na Música irá realizar virtualmente doze masterclasses com musicistas convidadas, que irão se desdobrar em quatro aulas públicas.  O projeto prevê ainda sete oficinas com temas relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, e quatro encontros com familiares dos integrantes direcionados à geração de renda. 

O Meninas na Música foi criado em 2018. Na primeira edição do projeto, 16 professoras e musicistas do Brasil e do exterior compartilharam suas experiências com integrantes do NEOJIBA e participaram de concertos em Salvador, apresentando peças criadas por mulheres. Também foram realizadas 18 oficinas para mais de 400 adolescentes e jovens, com os temas direitos da mulher, empoderamento feminino, geração de renda e cuidados com o corpo na infância. As mães dos integrantes participaram de oficinas de estímulo à geração de renda. Outra ação inovadora foi a construção de uma campanha de promoção à igualdade de gênero produzida a partir de oficinas de audiovisual, estimulando o protagonismo de jovens na mobilização em torno da causa. 

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos. 

Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa estão tendo aulas, ensaios e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 13 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus.

 

Sobre a Avon

A Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Concentra no Brasil, onde está desde 1958, a sua maior operação e força de vendas – mais de 1 milhão de revendedoras.  A Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pelo empoderamento das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras para tornar as economias e as sociedades mais fortes.

Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como Renew e Color Trend. Além disso, seu catálogo também oferece diversos itens para Moda & Casa.


Comentários