• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Concerto com as cordas da Orquestra 2 de Julho e o maestro Cláudio Cruz marca retomada das apresentações presenciais do NEOJIBA

Concerto com as cordas da Orquestra 2 de Julho e o maestro Cláudio Cruz marca retomada das apresentações presenciais do NEOJIBA

  • 02 out, 2020

A Sala NEOJIBA, no Parque do Queimado, voltou a se encher de beleza e emoção. Na noite desta quinta-feira, 1º de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional da Música, as cordas da Orquestra 2 de Julho realizaram a primeira apresentação ao vivo desde a suspensão das atividades presenciais, em março. No lugar da plateia, estavam os músicos, usando máscaras e mantendo o distanciamento social, em seguimento aos protocolos de prevenção da COVID-19.

O concerto, que faz parte da Primavera do NEOJIBA, foi regido por Cláudio Cruz, grande violinista e atual maestro da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. A apresentação foi transmitida pelo canal do NEOJIBA no Youtube e já foi vista por mais de mil pessoas, num período de pouco mais de 13 horas. 

O primeiro movimento do Quarteto de Cordas n.11, o “ Quarteto Serioso” de Ludwig van Beethoven,  abriu a noite, numa homenagem aos 250 anos de nascimento do compositor. Na sequência, os músicos apresentaram o Quarteto de Cordas nº1, do brasileiro Heitor Villa-Lobos. As peças foram adaptadas para orquestra de cordas por Cláudio Cruz. 

No chat, o público manifestou a emoção de compartilhar daquele momento, com palmas e Bravos virtuais. "Que maravilha, depois de um dia de trabalho, presenciar um trabalho tão belo", comentou Roseane Marun. Vania Bezerra parabenizou a todos. "Vida longa ao NEOJIBA! Matando a saudade de ver e ouvir esses músicos maravilhosos". Jeanne de Castro também fez questão de elogiar a O2J e o maestro. "Que orquestra boa! E a regência de Cláudio Cruz é excelente! Consegue dinâmica musical e uma interpretação incrível dos músicos! Parabéns". 

O concerto integra as ações da Primavera NEOJIBA, que marca um novo ciclo de atividades e apresentações do programa. 

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos. 

Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa estão tendo aulas, ensaios e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 13 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus.


Comentários