Aniversário de 13 anos do NEOJIBA

  • 14 out, 2020

No dia 20 de outubro, o NEOJIBA- Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia- completa 13 anos. Ao longo da sua história, o programa social do Governo da Bahia transformou a vida de mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens de todo o estado. O aniversário será comemorado com uma programação especial. Nos dias 18, 19 e 20 deste mês, serão realizados recitais transmitidos pela página do NEOJIBA no Facebook. 

No domingo (18), às 11 horas, haverá uma apresentação ao vivo de grupos de câmara formados por integrantes da Orquestra 2 de Julho, Orquestra Castro Alves e Coro Juvenil. Eles irão tocar peças de Handel, Saint-Saëns, Henri Tomasi e Beethoven.  O recital também terá a exibição de vídeos das demais formações musicais do Núcleo Central do NEOJIBA e de depoimentos de familiares acompanhados pelo setor de Desenvolvimento Social. 

Na segunda (19), às 19h, as apresentações ficam por conta dos integrantes dos Núcleos Territoriais NEOJIBA em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas e dos Núcleos de Prática Musical (CESA-Simões Filho, SESI Itapagipe, Bairro da Paz, Cordas Dedilhadas, Federação, Pirajá, Nordeste de Amaralina, Cidade Sol-Jequié, Canto Coral). 

Na terça (20), data em que foi realizado o primeiro concerto da Orquestra 2 de Julho, a Sala NEOJIBA volta a receber apresentações ao vivo de músicos de cordas e percussão da Orquestra 2 de Julho e do Coro Juvenil. No repertório, peças de compositores como Widmer, Carlos Chaves e Beethoven. A live terá a participação do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, e também será transmitida às 19h. 

Todas as apresentações seguem serão transmitidas diretamente da Sala NEOJIBA, no Parque do Queimado, sede do programa, e seguirão todos os protocolos de segurança para prevenção da COVID-19.

Neste ano, por causa da pandemia do coronavírus, os 1970 integrantes do programa em Salvador e no interior da Bahia estão tendo aulas, ensaios e atendimento psicossocial online desde o dia 19 de março. O NEOJIBA também está realizando recitais e concertos virtuais. Em 9 de julho, uma apresentação simultânea da janela das casas dos integrantes ganhou destaque nacional e encantou o país. Ao longo destes sete meses de suspensão das atividades presenciais, o programa também está relembrando trechos de concertos que marcaram sua história. O vídeo de "Tico-Tico no Fubá", gravado em Paris durante o concerto de encerramento da sétima turnê internacional do programa, foi visto por 4,4 milhões de pessoas em todo o mundo. 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.
 

Programação de aniversário - NEOJIBA 13 anos

18 de outubro, 11h

Núcleo Central NEOJIBA 

Apresentações online ao vivo de integrantes da Orquestra 2 de Julho, Orquestra Castro Alves e Coro Juvenil

19 de outubro, 19h

Núcleos Territoriais NEOJIBA e Núcleos de Prática Musical 

Apresentações gravadas dos integrantes dos núcleos em Salvador e no interior da Bahia

20 de outubro, 19h

Núcleo Central NEOJIBA

Concertol online dos músicos de cordas e percussão da Orquestra 2 de Julho e Coro Juvenil

Transmissão: facebook.com/programaneojiba


Comentários