NEOJIBA comemora 13 anos com três dias de recitais e concertos online

  • 21 out, 2020

Num ano no qual lembramos do silêncio no qual Beethoven viveu uma boa parte da sua vida, o NEOJIBA (programa social do Governo da Bahia) continuou fazendo da prática da música um instrumento de integração social na vida de milhares de jovens baianos. Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, apresentações online celebraram o 13º aniversário do programa, acompanhadas de casa ao vivo por quase 500 pessoas.  As lives continuam disponíveis nos canais do NEOJIBA no Youtube e Facebook e já somam mais de 8 mil visualizações. 

A comemoração na noite de terça-feira, 20/10, foi especial. Nesta data, foi realizado o primeiro concerto da Orquestra 2 de Julho. Ontem, os músicos de cordas e percussão da Orquestra 2 de Julho voltaram a se reunir na Sala NEOJIBA, no Parque do Queimado, sede do programa, para um concerto online emocionante, regido pelos maestros Eduardo Salazar, Marcos Rangel, Helder Passinho e pelos integrantes Bruna Dantas, de 19 anos, e Breno Albuquerque, de 16 anos. O Coro Juvenil também participou da festa, entoando um trecho da cantata Rei Estevão, de Beethoven, que fala de um novo sol radiante a romper as nuvens, trazendo doce alegria e bem aventurança. Os comentários no chat substituíram os aplausos. "O NEOJIBA faz aniversário e nós que ganhamos o presente! E que presentaço", escreveu Gisele Amorim.  

O evento foi aberto com uma mensagem do senador Jaques Wagner, que governava a Bahia quando o NEOJIBA foi criado. "O NEOJIBA  é efetivamente um dos meus maiores orgulhos durante meus oito anos de governo. Foram milhares de jovens, milhares de olhos brilhando, milhares de rostos sorrindo de alegria e milhares de pais e mães orgulhosos de verem seus filhos brilhando lá fora".

O fundador do NEOJIBA, maestro Ricardo Castro, lembrou que este ano seriam realizados diversos concertos em homenagem aos 250 anos de nascimento do compositor Ludwig van Beethoven. "Beethoven já estava surdo quando escreveu para a posteridade obras que falam para todos nós, em qualquer lugar do planeta. E no ano dele, a gente fica em silêncio. A pandemia nos silenciou, nos fez escutar lá dentro o porquê de a gente fazer aquilo que faz. Beethoven soube aproveitar deste silêncio para nos deixar uma mensagem incrível e o NEOJIBA está fazendo exatamente a mesma coisa. Mesmo num dos anos mais difíceis para a humanidade, a gente pode mostrar a grandiosidade daquilo que a gente faz, o amor, o carinho, a dedicação, alegria. Vamos com certeza sair dessa juntos e ainda mais fortes". 

Carlos Martins, secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, também fez questão de participar da festa. "Esse programa social, um dos mais exitosos programas de justiça e inclusão social do país, só tem dado alegrias e sucesso ao nosso estado. São mais de 10 mil jovens, em 15 territórios, que foram contemplados com esse programa, que através da música descobriram o conceito de cidadania e a inclusão social". 

Na segunda (19), foi a vez de conhecer um pouco mais da história dos Núcleos Territoriais NEOJIBA em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas e dos Núcleos de Prática Musical (CESA-Simões Filho, SESI Itapagipe, Bairro da Paz, Cordas Dedilhadas, Federação, Pirajá, Nordeste de Amaralina, Cidade Sol-Jequié, Canto Coral). Além de contar como os núcleos surgiram e como funcionam no dia a dia, os integrantes participaram de apresentações musicais. 

No domingo (18), a apresentação também foi ao vivo, diretamente do Parque do Queimado, com grupos de câmara formados por integrantes da Orquestra 2 de Julho e Coro Juvenil. O recital teve ainda a exibição de vídeos das demais formações musicais do Núcleo Central do NEOJIBA e de depoimentos de familiares acompanhados pelo setor de Desenvolvimento Social. Um deles foi o de Itajaira Santos, mãe de Cleyton e Yasmin, que integram a Orquestra de Cordas Infantil (OCI). "Meus filhos se desenvolveram de uma maneira que eu não imaginava. Obrigada ao NEOJIBA e ao Desenvolvimento Social, que nos acompanha e nos trata tão bem. Toda vez que preciso de alguma coisa estou lá. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa família". 

 

História de livro e de filme

Os 1970 integrantes do programa em Salvador e no interior da Bahia estão tendo aulas, ensaios e atendimento psicossocial online, desde o dia 19 de março, cumprindo as instruções das autoridades sanitárias. O NEOJIBA também está realizando recitais e concertos virtuais. Em julho, uma apresentação simultânea da janela das casas dos integrantes ganhou destaque nacional e encantou o país. Ao longo destes sete meses, o programa também está relembrando trechos de concertos que marcaram sua história. O vídeo de "Tico-Tico no Fubá", gravado em Paris durante o concerto de encerramento da sétima turnê internacional do programa, foi visto em poucos dias por 4,5 milhões de pessoas em todo o mundo, um recorde entre orquestras sinfônicas.

O período de distanciamento ainda abrigou outros feitos para o programa. Pela primeira vez, a história e a metodologia inovadoras do NEOJIBA foram registradas em um livro. "NEOJIBA: A Prática Artística como Meio de Desenvolvimento Humano", de José Sérgio de Oliveira Andrade, foi lançado virtualmente em agosto e está disponível no site da Editora Quarteto. Toda a renda da venda está sendo revertida para o  programa. 

No mês seguinte, em setembro, o documentário “Neojiba - Música Que Transforma”, de Sérgio Machado e George Walker Torres, ganhou menção especial do júri do 12º In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical. Nas palavras dos organizadores, o filme traz “à luz um projeto exemplar”.

Em meio a tantos eventos, os integrantes do NEOJIBA ainda participaram de uma divertida gincana, que envolveu 26 equipes de todo o estado numa disputa musical. A vencedora foi a equipe Sol, do Núcleo de Prática Musical de Jequié.  Todos já podem se preparar, porque ano que vem tem mais!

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.


Comentários