• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Integrantes do NEOJIBA aprendem a cuidar melhor do seu dinheiro em encontros promovidos pela CAIXA

Integrantes do NEOJIBA aprendem a cuidar melhor do seu dinheiro em encontros promovidos pela CAIXA

  • 28 abr, 2021

Para aprender a cuidar melhor do nosso dinheiro, é fundamental separar o que é desejo do que é necessidade. Essa foi uma das orientações dadas pela economista Bárbara Souza, que conversou com os integrantes do NEOJIBA e seus familiares sobre educação financeira em dois encontros promovidos pela CAIXA, o banco de todos os brasileiros.

Os eventos aconteceram nos dias 13 e 20 de abril, e seguem disponíveis no Youtube (clique aqui e aqui para assistir). Especialista em Desenvolvimento Econômico Local e Educação Financeira, com capacitação em educação financeira para famílias em situação de vulnerabilidade, Bárbara falou de modo simples e claro sobre orçamento familiar, renegociação de dívidas e formas de economizar, com dicas práticas direcionadas especialmente para este momento em que milhões de famílias brasileiras perderam renda por conta da pandemia.

Seguindo a regra de ouro de gastar menos do que se ganha, a economista mostrou a importância de fazer um orçamento mensal, anotando gastos e receitas, seja em aplicativos ou no bom e velho caderninho. Depois disso, é preciso fazer análises para descobrir como é o comportamento de cada um em relação às finanças. "Quanto mais você conhece o caminho do seu dinheiro, melhores decisões você vai tomar". Neste momento de crise, Bárbara também lembrou de como é fundamental garantir primeiro aquilo que é essencial.

Itajaira Santos, mãe de Cleyton, 10, e Yasmim, 9, que integram o Núcleo de Prática Musical Canto Coral, acompanhou com atenção os dois encontros. Responsável pela renda da casa, ela vendia perfumes antes da pandemia, mas se viu sem trabalho diante da impossibilidade de fazer visitas de porta em porta. "Foi um baque. O auxílio emergencial ajudou bastante, e o apoio do NEOJIBA também foi fundamental. Essas palestras também foram muito importantes para tirar dúvidas, conhecer mais sobre a CAIXA e ficar atenta às dicas. A que eu mais gostei foi quando ela disse que quando a gente for ao mercado, tem que ver o que realmente precisa. Se você pensou três vezes e viu que não necessita, então é pra tirar do orçamento".

A grande maioria (80%) das famílias atendidas pelo NEOJIBA (programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia) têm renda de até 3 salários mínimos. Destas, 31% possuem renda de até 1 salário mínimo e 10% de até meio salário mínimo. Os encontros sobre educação financeira fortaleceram ainda mais a parceria entre o NEOJIBA, o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música, a CAIXA e o Governo Federal, que juntos viabilizam o projeto Excelência NEOJIBA, que oferece residência artística para que jovens músicos aprimorem seus conhecimentos no exterior. Os primeiros contemplados, a violinista Priscila Gabrielle Rodrigues e o percussionista Fábio Santos, vivem há um ano o sonho de estudar na Suíça, graças ao custeio de despesas com moradia e alimentação. Além da residência, o projeto prevê concertos e oficinas para o público externo.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à SJDHDS e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos.


Comentários