• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Os Saltimbancos do NEOJIBA chegaram com cores e música para alegrar o fim de semana antes do Dia das Crianças

Os Saltimbancos do NEOJIBA chegaram com cores e música para alegrar o fim de semana antes do Dia das Crianças

  • 12 out, 2021

Montar um musical dá trabalho. E montar um musical on-line com mais de 150 participantes, sendo a maioria crianças? Foi missão para  cachorro, gata, jumento e galinha dar conta, com a ajuda de uma super equipe. E este foi mais um desafio para o NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, na programação do seu 14º aniversário, neste mês de outubro.

Nos últimos dias 09 e 10/10, com sessões on-line transmitidas pelo Facebook e Youtube, o musical chegou até as casas do público do NEOJIBA, abrindo a semana dedicada às crianças e abrindo as apresentações com música do aniversário de 14 anos do NEOJIBA, que é uma ação do Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da Solar Coca-Cola.

Viabilizar o acesso dos integrantes à linguagem artística do teatro musical que possibilita o diálogo entre as artes cênicas, visuais e dança, além da música, foi um dos objetivos do projeto. Como também diversificar as aulas online, quebrando um pouco da rotina e levando algo divertido, didático, lúdico e novo para os integrantes e para o público.

Denise Fersan, instrutora de Iniciação Musical e Canto Coral do Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana explica que o musical Os Saltimbancos foi idealizado por ela e pela também instrutora Cláudia Santos, para ser realizado localmente e de forma presencial. “Os ensaios foram iniciados, mas em virtude da pandemia foi decidido alterar para o formato online. A partir disso, surgiu a proposta do Coordenador do Núcleo, Gustavo Laporte, de expandir a apresentação para os demais Núcleos do NEOJIBA para que seus integrantes também pudessem participar. Os coordenadores dos Núcleos abraçaram a ideia, o que fez com que isso fosse possível.” – concluiu Denise.

Para a produção do espetáculo, a equipe do NTN Feira de Santana contou com o apoio da Coordenadora Pedagógica de Canto Coral, Yuli Martinez, e da Instrutora de Coral do NPM Jequié, Elizabeth Ladeia.

Como o projeto tomou esta dimensão, foi necessário abrir uma seleção para solistas e distribuir as canções pelos Núcleos. Para isso, foi criado um canal de comunicação no Instagram e YouTube (@somossaltimbancos) para acesso e unificação das coreografias, figurinos e troca de ideias sobre o espetáculo. Além disso, a produção do evento contou com a criação de cenários pela Equipe de Comunicação do NEOJIBA, além da edição de vídeos e áudios.

Capacitações sobre linguagem cênica foram realizadas por Denise Fersan e por diretores convidados, como Tiago Rocha - Diretor de cinema- e Ícaro Bittencourt - Diretor de Teatro. O design de moda ficou por conta de Beatriz Pinheiro. Os playbacks do repertório foram gravados com a participação de 30 músicos das Orquestras do NEOJIBA. Com toda esta produção virtual e presencial, foram necessários cinco meses de ensaio. Desde maio deste ano que a equipe trabalha para o musical!

O envolvimento das famílias dos integrantes

A colaboração dos responsáveis pelas crianças, em suas casas, foi de fundamental importância para o resultado. “Foi um processo de muitas mãos. Cada integrante de sua casa, trabalhando enquadramento de vídeo, produzindo figurino - pensado e combinado, ensaiando coreografia... Tudo isso, de forma virtual!” – comenta a instrutora Denise Fersan, visivelmente emocionada e realizada. Ela foi a apresentadora das sessões e dividiu o palco com o quarteto protagonista da história – o jumento, o cachorro, a gata e a galinha. Na verdade, os quartetos. Porque cada dia, quatro solistas selecionados assumiram os papéis dos animais: Victório Henrique e Esdras Marinho – jumentos-, Luís Rodrigues e Gabriel Soledade – cachorros-, Lara Reis e Evelyn Nascimento – gatas-, Juliana Estrela e Lainara Ferreira – galinhas-; nos dias 09 e 10, respectivamente.

 “Estes quatro animais se unem, criam laços, constroem uma família. Então o desejo é que as pessoas se vejam nos personagens dessa história, reflitam sobre o respeito às diferenças e encontrem, como ponto comum de união, a arte.” – reflete Denise Fersan que respira, inspira e transpira Saltimbancos, desde maio!

Victório Henrique é Violoncelista e Multiplicador Territorial de Canto Coral, no NTN Feira de Santana, e fez o papel do jumento, no dia 09/10. Ele conta que foi uma experiência bem diferente e desafiadora. ”Um musical 100% a distância exigiu muito esforço, mas a equipe produtora deu o seu máximo para que a gente conseguisse realizar este espetáculo com esplendor. Já atuei antes, mas a experiência é diferente. Foi preciso se renovar e querer aprender para estar lá, seja fazendo uma maquiagem, treinando pelo zoom, e até mesmo reaprendendo a aparecer em câmera.”

Os Saltimbancos é uma peça de teatro musical infantil, inspirada no conto "Os Músicos de Bremen", dos irmãos Grimm. Na peça original, em italiano, as canções têm letra de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov. A versão em português ganhou canções adicionais, de Chico Buarque. Esta explicação foi dada, nas aberturas das duas lives, seguindo o padrão NEOJIBA de esclarecer ao seu público o que ele vai assistir, com explicações da história dos repertórios apresentados. Afinal, o lema que “Aprende quem ensina” é praticado por aqui, diariamente.

O Coordenador do NTN Feira de Santana, Gustavo Laporte explica que o musical foi montado baseado no espetáculo Os Saltimbancos com suas cenas e músicas e algumas interações com o público. E celebra: “A nossa expectativa desse espetáculo atingir públicos infantil e adolescente de todo o Estado da Bahia, por meio das nossas lives, foi alcançada”.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários