• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Sarau da Arca é marcado por estreias de composições autorais e clima descontraído

Sarau da Arca é marcado por estreias de composições autorais e clima descontraído

  • 22 nov, 2021

Na tarde deste sábado (20/11), o Parque do Queimado foi tomado mais uma vez pelo espírito livre e diverso da Arca NEOJIBA. No sarau aberto ao público, os integrantes do programa social do Governo da Bahia puderam mostrar todo o seu talento com músicas populares de artistas consagrados e composições próprias. 

Icaro Aguiar, que integra o Coro Juvenil, venceu a timidez para cantar pela primeira vez as músicas que compôs durante a pandemia. "Gosto de estar com o Coro e sempre toquei com bandas. Agora estou reunindo coragem para apresentar coisas minhas. Foi uma experiência bem difícil, mas é muito legal ouvir que as pessoas gostaram. E ter um espaço aberto como esse é sensacional. Lá fora você não tem lugares para expor, pensar, trabalhar música".

Gil Silvestre, que faz parte do Coro Comunitário, também apresentou uma música de sua autoria, além de homenagear o grande mestre Moraes Moreira, animando a plateia saudosa do Carnaval. "Esse espaço da Arca é uma grande porta para os artistas mostrarem o seu trabalho, o seu talento, e quem sabe conseguir fazer uma carreira profissional. O NEOJIBA chegou para ficar. Isso aqui não pode acabar nunca". 

O dia foi de festa, mas também de homenagens ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Dandê Azevedo, integrante do Coro Juvenil, usou sua voz potente para lembrar a história de luta e resistência do povo negro com uma interpretação da canção "Zumbi", composta por Jorge Ben Jor.  "A gente não aguenta mais passar por certas situações. O que eu quero é mostrar tudo que tenho para falar e sentir com a minha arte". 

O sarau foi conduzido pelo maestro Marcos Rangel e durou pouco mais de uma hora. Da plateia, Elenisia Gama, mãe de Breno Gama, contrabaixista da Orquestra 2 de Julho, ficou gratamente surpresa com o que viu. "Passei uma tarde maravilhosa aqui no Parque, com todo esse verde e toda essa diversidade musical. Eu estava achando que iria ouvir música clássica, mas me surpreendi. Amei".  

A Arca NEOJIBA, conhecida carinhosamente como Arca de NEÓ, foi inaugurada no dia 16 de outubro, durante as comemorações pelo aniversário de 14 anos do NEOJIBA. O espaço é aberto a todos os talentos da comunidade, das mais variadas linguagens artísticas. Os saraus acontecem mensalmente e têm entrada gratuita, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19.

A essência colaborativa da Arca está presente desde a construção do espaço, iniciada em 2019, por meio de uma campanha de financiamento colaborativo. O projeto foi aprovado pelo edital do programa Matchfunding BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)  + Patrimônio Cultural, pela plataforma Benfeitoria. Foram arrecadados R$ 107 mil e o dobrou o valor de cada contribuição individual.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários