• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • NEOJIBA oficializa criação de novo núcleo em Lauro de Freitas para 200 crianças e adolescentes

NEOJIBA oficializa criação de novo núcleo em Lauro de Freitas para 200 crianças e adolescentes

  • 15 fev, 2022

A tarde desta terça-feira (14/2) foi marcada pela realização de um desejo antigo. Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, ganhará um Núcleo de Prática Musical do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia. A criação foi oficializada no Parque do Queimado, com a assinatura do convênio entre o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), responsável pela gestão do NEOJIBA, e a prefeitura de Lauro de Freitas.

O novo núcleo será um dos maiores do programa e irá atender mais de 200 crianças e adolescentes, prioritariamente em situações de vulnerabilidade, com atividades de iniciação musical, prática orquestral e de canto coral. 

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, contou que esperou ansiosamente por este momento. "Lembro que quando fui secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, nós instituímos esse contrato de gestão para que o NEOJIBA pudesse fazer esse trabalho maravilhoso que vem fazendo ao longo de todos esses anos. Ficava ansiosa pra que um dia nós tivéssemos também a oportunidade de ter um núcleo em Lauro de Freitas. E agora as nossas crianças, os nossos jovens, vão poder participar desse programa que eu considero o mais importante do Brasil do ponto de vista da inclusão social pela música".

Carlos Martins, secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), pasta a qual o programa é vinculado, também fez questão de comparecer ao evento. "Esse é um momento de consolidação. São 15 anos de história e a abertura do núcleo em Lauro de Freitas representa isso, todo esse caminhar. A gente fica muito contente de poder estar na Região Metropolitana, onde a gente sabe que as nossas crianças, os nossos adolescentes, precisam desse apoio, desse incentivo. O NEOJIBA consolida sua força como o maior programa de inclusão social pela música no Brasil, talvez até na América Latina".

Em turnê na Europa, o fundador e diretor-geral do NEOJIBA, Ricardo Castro, participou do ato por videoconferência, diretamente de Barcelona. "Esse é um momento de grande felicidade. A gente vem procurando há muito tempo fazer essa parceria com uma grande prefeitura, uma das mais importantes do Estado da Bahia, que é Lauro de Freitas, e finalmente cá estamos. Esses tempos não têm sido fáceis para ninguém e a gente fica ainda mais orgulhoso de poder estar lançando esse núcleo, poder estar oferecendo mais suporte à nossa população, aos nossos jovens, às nossas crianças. Elas vão receber todo o carinho e cuidado que o NEOJIBA oferece". 

A previsão é que o novo núcleo inicie as atividades, destinadas a crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, ainda neste primeiro trimestre. O endereço será a sede da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, na Av. Amarílio Tiago dos Santos, 144, no centro da cidade. Alexandre Guimarães, coordenador do núcleo, está animado com essa nova missão. "Sem dúvida alguma, esse novo núcleo será fundamental. Agradeço a todos e todas pela confiança e tenho certeza que vamos levar muita música e mudanças de vidas para Lauro de Freitas”. 


Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários