Público aplaude de pé concerto de abertura da nova temporada do NEOJIBA no TCA

  • 16 mar, 2022

O público aplaudiu de pé o concerto de abertura da temporada 2022 do NEOJIBA no TCA, que aconteceu na noite desta terça-feira (15/3). A apresentação também marcou o início das comemorações pelos 15 anos do programa do Governo da Bahia, que ao longo da sua história já mudou a vida de mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens baianos. A transformação estava no palco, com os integrantes da Orquestra 2 de Julho, e também na plateia. Luís Felipe Santana, que começou a aprender música no NEOJIBA e hoje está estudando na Alemanha, fez questão de ir ao concerto durante suas férias em Salvador. "Voltar a escutar a orquestra é muito emocionante. Você percebe que mesmo com a pandemia, nada mudou, todos continuaram evoluindo. Para mim o programa representa isso: futuro. Sempre tem gente nova e as coisas vão tendo essa metamorfose". 

A orquestra foi regida pelo maestro Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do NEOJIBA, e teve como solista o pianista Arthur Marden, que se formou com Ricardo na Suíça e atualmente colabora com o NEOJIBA, dando aulas e acompanhando ao piano os integrantes em todos os níveis de preparação. Eles abriram a noite com o  "Concerto para piano e orquestra", do norueguês Edvard Grieg, numa performance vigorosa que emocionou o público. 

Ricardo agradeceu aos presentes e lembrou que há até pouco tempo não era possível que jovens como eles subissem naquele palco. "Desde 2007, a gente ocupa o palco e a plateia do maior teatro do Norte e Nordeste com toda uma população que não tinha acesso a esse espaço. Nossa missão está sendo cumprida". 

Duas integrantes da Orquestra Castro Alves, Kailane do Carmo e Lívia Silva, anunciaram a próxima peça da noite com a leitura de um cordel que contava a história de Scheherazade, a narradora dos contos árabes das Mil e uma Noites. A personagem também dá nome à bela obra do russo Rimsky-Korsakov, que foi apresentada pela orquestra tendo como solista o violinista Eliel Santana, spalla da Orquestra 2 de Julho. 

A administradora Maria das Graças Barreto foi pela primeira vez ao TCA para assistir a um concerto do NEOJIBA e ficou encantada com o que viu. "Achei emocionante. Fiquei feliz de saber que o trabalho com as crianças também envolve o cuidado com a área social. Achei isso muito bonito". 

Quem também estava estreando na plateia do NEOJIBA e do Teatro Castro Alves foi a diarista Marinildes Neves. Pela primeira vez, ela foi assistir a um concerto do sobrinho Caio Brito, violoncelista da orquestra. "Eu achei maravilhoso. Foi tudo muito lindo, magnífico!". 

 Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos, em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários