NEOJIBA celebra os 75 anos do maestro John Neschling com concerto memorável

  • 02 jun, 2022

Numa noite histórica, o NEOJIBA celebrou os 75 anos do maestro John Neschling, nome fundamental da música brasileira. O concerto de aniversário aconteceu nesta quarta, 1/6, no Teatro Castro Alves, em Salvador. Os ingressos para a apresentação se esgotaram poucos dias após o início das vendas. O público se comoveu com mais uma performance vigorosa da Orquestra Juvenil da Bahia, pela primeira vez sob a batuta de Neschling, que não regia no Brasil há seis anos.

O maestro contou que a experiência foi emocionante. "Fiquei enternecido com essa orquestra. Falei para eles que queria levá-los para casa. Eles são maravilhosos, são meninos e meninas extraordinários, com uma energia, uma vontade de tocar, um interesse… São formidáveis. Há seis anos que não regia no Brasil, e na verdade não sentia muita falta, não. Agora vou sentir saudades do NEOJIBA”.

Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do NEOJIBA, falou da honra de Neschling ter escolhido o NEOJIBA para comemorar o seu aniversário. "É um músico de grandíssima qualidade, um ser humano que consegue movimentar montanhas, e é disso que a gente está falando, porque o NEOJIBA também movimenta montanhas. É um programa que inova e quebra paradigmas. Só tenho a agradecer ao John Neschling. O aniversário foi dele, mas o presente foi nosso".

Neschling foi recebido pelo público com um caloroso aplauso. Com as luzes rebaixadas, prenunciando o amanhecer de um novo tempo, a Orquestra Juvenil da Bahia deu início ao concerto. A obra escolhida para a abertura foi a Alvorada, da ópera abolicionista "Lo Schiavo", composta pelo brasileiro Carlos Gomes.

Na sequência, os solistas da noite, o pianista Ricardo Castro e a soprano ucraniana Olesia Matei, subiram ao palco para apresentar “Ch'io mi scordi di te?”, de Wolfgang Amadeus Mozart, reconhecida como uma das grandes árias de concerto do compositor austríaco. Olesia, que deixou o seu país para participar do intercâmbio cultural promovido pelo NEOJIBA, cantou no TCA pela primeira vez, num dos momentos mais comoventes do concerto. Ricardo e Olesia voltaram para um bis com a famosa ária "O Mio Babbino Caro", do italiano Giacomo Puccini.

Após um breve intervalo, a Juvenil da Bahia retornou na sua formação completa, com mais de cem músicos, para executar com brilhantismo a monumental “Sinfonia  nº 1”, do também austríaco Gustav Mahler. Foi a terceira vez que a orquestra apresentou a "Titã”, como Mahler rebatizou sua sinfonia. Em 2014, a peça integrou o repertório da Turnê Europa, que passou pelos principais palcos da Suíça, Itália e Inglaterra.

Para encerrar o concerto, a orquestra tocou parabéns para Neschling, com direito a bolo de aniversário. A professora Tatiana Silva viu pela primeira vez uma apresentação do NEOJIBA e saiu do teatro comovida. "O concerto foi muito bonito. A sinfonia de Mahler, especialmente, foi uma coisa realmente emocionante. Amei".

A publicitária Nicole de Rocha foi ao concerto a convite de uma amiga que integra a orquestra e também ganhou a noite. "Vim para o TCA na expectativa de que seria maravilhoso, porque já tinha acompanhado outros concertos, e foi realmente incrível. Uma beleza do início ao fim".

O concerto teve apoio do Hotel Fasano Salvador, Guebor, ITS, Teatro Castro Alves, Fundação Cultural da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em quase 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia mais de 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

 

 

 

 


Comentários