Projeto Música Plástica - Eixos Liberdade e São Tomé de Paripe

  • 05 dez, 2022

O plástico ressignificado e vidas transformadas pela arte. Durante este ano, o NEOJIBA realizou um projeto especial de Iniciação Musical com crianças na Liberdade e em São Tomé de Paripe. O projeto atende 115 crianças de turmas de prática Iniciação Musical com instrumentos musicais convencionais, como flautas e xilofones, além de trompas, por exemplo, produzidas a partir de mangueira reciclada.

A ação desenvolvida pelo NEOJIBA, com patrocínio da Braskem e do Governo deo Estado da Bahia, através do Fazcultura, utiliza instrumentos convencionais e outros construídos a partir de plástico reciclado. O objetivo é promover o desenvolvimento e a integração social das crianças, prioritariamente em situações de vulnerabilidade, mediante o ensino e a prática musical. As aulas acontecem duas vezes na semana em espaços equipados e decorados, na Escola Municipal Otaviano Pimenta e na Associação de Moradores de São Tomé de Paripe e também na Igreja Batista Filadélfia, no bairro da Liberdade.

Além dos encontros semanais, o projeto também promoveu palestras de sustentabilidade ambiental e realiza, agora em dezembro, aulas públicas abertas, nestas comunidades.

"As salas oferecem um ambiente mais lúdico para que as crianças tenham a oportunidade de iniciar no universo musical, além de ter outras possibilidades de conhecimento e descobertas. Durante as apresentações, vamos poder comemorar o resultado da ação", explica Fernanda Tourinho, diretora de Desenvolvimento Institucional do NEOJIBA. 

A reflexão sobre sustentabilidade está presente nessa iniciativa ao utilizar os instrumentos produzidos a partir de plástico reciclado. "O projeto oferece uma importante contribuição ao despertar nas crianças uma reflexão sobre reuso e consumo consciente. Com essa vivência, eles percebem ser possível ressignificar o plástico, garantindo outras utilidades para o material", afirma Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Além de proporcionar para a garotada esse primeiro contato com o universo musical, a ação também oferece uma formação para jovens atendidos pelo NEOJIBA. Eles foram capacitados para atuarem como monitores de iniciação científica durante as aulas. Essa experiência permite que eles atuem futuramente no mercado de trabalho como professores.  

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em quase 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia mais de 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

 

 


Comentários