• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Em uma noite de estreias, o NEOJIBA dá início a sua temporada de concertos do ano

Em uma noite de estreias, o NEOJIBA dá início a sua temporada de concertos do ano

  • 17 mar, 2023

O concerto de abertura da temporada 2023 do NEOJIBA, programa do governo do estado, preencheu o volumoso espaço da Catedral Basílica de Salvador com muita música de excelência. A Catedral foi escolhida pelo espaço, importância e porque o Teatro Castro Alves ainda está sem receber espetáculos depois do incêndio em janeiro deste ano.

Com um repertório composto de importantes obras da música de concerto, como o "Concerto nº 20 para piano e orquestra em Ré Menor", de Mozart, a densa "Sinfonia nº 9", de Dvorák, mais conhecida como a "Sinfonia do Novo Mundo", e a estreia em solo brasileiro da obra "Sabbatum Mundi", de Richard Kogima.

O concerto que reuniu as duas principais formações do programa, a Orquestra NEOJIBA e Coro Juvenil do NEOJIBA, foi regido pelo jovem maestro Richard Octaviano Kogima, de apenas 32 anos. Richard além de maestro é compositor e um pianista reconhecido internacionalmente.

A vinda de Kogima ao Brasil é resultado do  Prêmio Nelson Freire, conquistado por ele no Concurso Internacional de Piano Géza-Anda, em agosto de 2022. “Foi uma transposição para outra realidade. Um choque positivo chegar a Salvador, que é uma cidade que sempre ouvi falar e nunca tinha vindo e, de repente, você pega o táxi no aeroporto e percebe que está numa cidade tão maravilhosa”. Atualmente, o brasileiro vive na Suíça, e veio a Salvador especialmente para se apresentar com os jovens músicos do NEOJIBA.

Além de ter sido a primeira vez que a peça "Sabbatum Mundi" foi apresentada no Brasil, o solista tenor responsável pela interpretação também estava estreando. Com menos de um ano no Coro Juvenil do NEOJIBA, Felipe Dias nunca havia sido solista de uma música de concerto. “Foi meu primeiro solo com a Orquestra NEOJIBA, então pra mim foi muito bom, uma experiência incrível. Cantar ao lado de Kogima, que é um grande maestro, e toda a peça, toda a condução, para mim foi uma experiência incrivel”.

A obra "Sinfonia do Novo Mundo", do compositor tcheco Dvorák, encerrou o concerto, e foi aplaudida de pé pelo público presente. O professor de engenharia, de origem judiaca, Asher Kiperstok, que acompanha o NEOJIBA desde sua fundação, ficou admirado com a apresentação. "Desde o início, eu acompanho o NEOJIBA e tenho a maior admiração pelo trabalho do Ricardo Castro. Esse movimento todo que vocês vêm conseguindo fazer é realmente impressionante. Eu realmente me emociono toda vez que vejo uma apresentação de vocês”.

 

Sobre o NEOJIBA

 

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em quase 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários