• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Orquestra NEOJIBA retorna a Catedral Basílica com jovem solista e maestro italiano

Orquestra NEOJIBA retorna a Catedral Basílica com jovem solista e maestro italiano

  • 06 abr, 2023

Dando continuidade à série de concertos na Catedral Basílica de Salvador, a Orquestra NEOJIBA irá se apresentar sob a regência do maestro italiano Edoardo Rosadini, com solo do clarinetista baiano e integrante do NEOJIBA  Zenóbio Sobral, na próxima quarta-feira (12), às 18h. O horário mais cedo foi escolhido por ser um momento entre o fim da tarde e início da noite, em que há mais calma e silêncio na região histórica, propiciando uma melhor experiência estética para os ouvintes e para os músicos que participam do concerto.

Eduardo Rosadini é um renomado artista italiano, que já integrou e se apresentou com importantes orquestras mundo afora. Essa é a terceira vez que o maestro e violista visita o NEOJIBA, a primeira foi em 2020, quando regeu um concerto dias antes da pandemia da COVID-19. Já a segunda, foi no final de 2021, no primeiro concerto do Programa na Igreja Filadélfia, local parceiro que sedia a oficina de iniciação de cordas friccionadas e iniciação musical do Núcleo Central do NEOJIBA.

A apresentação reunirá obras de compositores de diferentes épocas, ambientações e estilos, de Joseph Haydn (1732 - 1809) a Luciano Berio (1925- 2003). A Natureza, tema condutor das apresentações da Orquestra NEOJIBA em 2023, se fará presente desde o caos inicial -"A Representação do Caos", do oratório “ A Criação”, de Joseph Haydn- até o cosmo interplanetário - trechos de "Os Planetas, op. 32", de Gustav Holst (1874 – 1934)- passando pela Sinfonia nº 2 de Brahms (que muitos críticos consideram como “ a Pastoral” de Brahms) e composições de Schubert e Berio.

Outro destaque da noite será a interpretação do primeiro movimento do “Concerto nº1 para clarineta e orquestra, op.26, em Dó menor”, de Louis Spohr (1784-1859), que terá solo do clarinetista  Zenóbio Sobral, de apenas 17 anos. Zenóbio integra o NEOJIBA desde 2020, e mesmo com tão pouco tempo, concorreu em seleção interna, destacou-se, e irá se apresentar pela primeira vez como solista sinfônico, em concerto da principal orquestra do programa.

Serviço

NEOJIBA retorna ao Terreiro de Jesus para o seu segundo concerto do ano, com regência e direção artística do maestro italiano Edoardo Rosadini, e com solo do jovem Zenóbio Sobral

Quarta-feira (12 de abril), às 18h, Catedral Basílica de Salvador - Terreiro de Jesus

A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço

Bio Edoardo Rosadini

Nasceu em Florença, em 1978. Estudou viola na Escola de Música Fiesole, sob a orientação do Maestro Piero Farulli, violista do Quarteto Italiano. Graduando-se em 1998 com louvor pela G.B. Martini de Bolonha. Em 1994, ganhou o primeiro prêmio na revista Vittorio Veneto, e em 1996 e 1998 ganhou a bolsa oferecida pelo S.I.A.E. (Sociedade Italiana de Autores e Editores), na Fiesole School of Music.

Foi solista principal de viola da Orquestra Juvenil Italiana e excursionou com maestros como C.M. Giulini, E. Inbal, G. Sinopoli, L. Berio, D. Gatti e C. Abbado. Foi o primeiro viola da Orquestra Verdi de Milão, sob a orientação de R. Chailly. Desde 2000, leciona quartetos de cordas na Escola de Música Fiesole, e desde 2002 é diretor-professor da Orquestra Infantil da Escola de Música Fiesole, orquestra composta por cerca de 80 meninos, de oito a dezessete anos. Como maestro frequentou os cursos de Piero Bellugi em Florença, no ano 2003 a 2004 e em 2005 seguiu o curso de Colin Metters, organizado pela Kammerphilharmonie em Berlim, com a Vogtland Philharmonie Orchester, na Alemanha. É o violista do Alkman Quartet (quarteto de cordas) e do Klimt Quartet (quarteto com piano). Nas duas formações, ele é frequentemente convidado pelas mais importantes associações italianas e estrangeiras para se apresentar.

 

Bio Zenóbio Sobral

Nascido em 2006, o jovem clarinetista baiano Zenóbio Sobral começou sua trajetória artística aos 11 anos de idade, tocando na igreja que frequenta com os pais. Durante o seu desenvolvimento musical, Zenóbio passou por bandas e formações musicais, e, no ano de 2019, integrou o Conservatório de Música da cidade de Camaçari-BA. Há três anos no NEOJIBA, ele ingressou no programa através da Orquestra Castro Alves, atualmente integra a principal formação do projeto, a Orquestra NEOJIBA. Zenóbio participou da 8ª Turnê Internacional do NEOJIBA, e teve masterclasses com grandes clarinetistas internacionais, como Darko Brlek e Luis Rossi. É a primeira vez que o jovem clarinetista irá solar uma peça junto a orquestra.

 

Orquestra NEOJIBA

A Orquestra NEOJIBA é a principal formação do NEOJIBA, programa do Governo do Estado da Bahia que em 2022 festejou seus 15 anos. Seu diretor artístico e regente titular é o músico baiano Ricardo Castro. Composta por quase 100 jovens de 13 a 27 anos, foi criada em 2007 tendo como principal característica a atuação pedagógica de seus integrantes, envolvidos direta ou indiretamente na formação musical de mais de 6 mil crianças e adolescentes no estado da Bahia. Destaque no cenário nacional e internacional, já realizou mais de 310 apresentações para um público de quase 500 mil pessoas. Em 2010, foi a primeira orquestra juvenil brasileira a se apresentar na Europa e desde então já realizou oito turnês internacionais na Europa e EUA. Orquestra residente do Septembre Musical de Montreux, Suíça, em 2014 e 2016, a orquestra já tocou em salas como Concertgebouw, Philharmonie de Paris, Santa Cecília de Roma, Konzertsaal de Berlin, Victoria Hall de Genebra ou Royal Festival Hall de Londres. Artistas como Martha Argerich, Jean-Yves Thibaudet, Midori, Maxim Vengerov, Maria João Pires, Lang Lang, Shlomo Mintz, Katia & Marielle Labèque e David Grimal são alguns dos nomes que já se apresentaram com a orquestra como solistas.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

 


Comentários