• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Orquestra NEOJIBA emociona baianos e turistas em mais um concerto na Catedral Basílica

Orquestra NEOJIBA emociona baianos e turistas em mais um concerto na Catedral Basílica

  • 13 abr, 2023

A exuberante Catedral Basílica de Salvador abrigou mais um concerto da Orquestra NEOJIBA, principal formação musical do programa do governo da Bahia. A apresentação aconteceu na noite desta quarta-feira (12), sob regência do renomado maestro italiano Edoardo Rosadini. Os músicos encantaram o público com um programa variado, com obras de compositores de diferentes épocas e estilos, com a “Natureza” como tema condutor, indo da Criação até outros planetas.

A noite foi aberta com o primeiro número- “A Representação do Caos”- do grande oratório “ A Criação” de Joseph Haydn, e seguiu com peças marcantes de Luciano Berio, Franz Schubert, Louis Spohr e Johannes Brahms, até ser encerrada com dois números da suíte orquestral “Os Planetas”, de Gustav Holst. Um dos destaques do concerto foi o clarinetista Zenóbio Sobral, que aos 17 anos estreou como solista. Sua interpretação para o “Concerto nº 1 para clarineta e orquestra”, de Spohr, foi aplaudida calorosamente pelo público. 

O concerto emocionou baianos e turistas, como o casal alemão Josef e Bernadette Irgmaier. De férias em Salvador, eles foram conhecer a catedral e se surpreenderam com a apresentação."Foi muito especial para mim, porque também sou compositor, e pude ouvir nessa noite Schubert, Brahms... Não esperava por isso. Foi maravilhoso. Os músicos foram espantosos".  Bernadette, que é cantora, também ficou impressionada. "Achei fantástico como o regente cativou os jovens. O som da orquestra me surpreendeu muito. Às vezes, você não espera tanto de uma orquestra jovem. Mas se você fechasse os olhos, o som estava muito, muito bom mesmo. Os violinos, os sopros… O solista foi maravilhoso. E também achei o público o máximo. Foi lindo”.

A apresentação teve início às 18h, um horário mais tranquilo na região do Centro Histórico, o que faz com que as pessoas possam apreciar melhor a música de concerto. “ a excelência é um de nossos principais valores e de nada serve o esforço de preparação e produção de um evento desses se nem os músicos nem o público podem usufruir plenamente por causa do barulho externo” explica o pianista, maestro e diretor-geral do NEOJIBA, Ricardo Castro.

Quem também estava por lá foi o programador Léo Hendryc, que integrou o NEOJIBA por oito anos. “É sempre bom poder ouvir o pessoal de novo. Eles não são como qualquer outra orquestra. Tem esse espírito jovem que faz com que sejam diferentes. É outra energia na hora de tocar. Você percebe que eles estão dando a vida ali, com atitude. É algo que se percebe não só ouvindo, mas visualmente, também”. 


Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários