• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Projeto Multiplica NEOJIBA promove atividades de ensino e prática musical com rede pública de ensino e projetos parceiros

Projeto Multiplica NEOJIBA promove atividades de ensino e prática musical com rede pública de ensino e projetos parceiros

  • 10 jul, 2023

Ações são desenvolvidas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas

O Programa Multiplica NEOJIBA está levando o ensino e a prática musical coletiva de excelência a mais de 2.800 pessoas em quatro municípios baianos (Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas). As ações começaram em maio deste ano e vão até dezembro. 

As atividades, desenvolvidas por instrutores e coordenadores do NEOJIBA, além de musicistas convidados, acontecem em parceria com a rede pública de ensino. O público beneficiado, formado especialmente por crianças, adolescentes e jovens, participa de aulas públicas e visitas pedagógicas, além de eventos como o Encontro de Bandas Escolares, que reuniu seis bandas de escolas da rede estadual e municipal no Parque do Queimado, sede do NEOJIBA, em homenagem ao 2 de Julho.

O programa também oferece formação musical para projetos parceiros nas regiões de Feira de Santana, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, onde funcionam os Núcleos Territoriais do NEOJIBA. 

O Multiplica dá vida a um dos principais lemas do NEOJIBA, o “lugar de plateia é no palco”. O programa acredita  que todos são capazes de fruir e fazer  música orquestral, mesmo aqueles que nunca tiveram contato com o instrumento. 

As atividades são oferecidas de forma gratuita, sem seleção prévia para aqueles que desejem participar, dependendo apenas da quantidade de vagas disponíveis. Os encontros, aliados à prática educativa constante, trazem condições para o desenvolvimento e aplicação de novas metodologias de ensino específicas para cada público.

O Projeto Multiplica NEOJIBA conta com o patrocínio da Solar Coca-Cola, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, através do Fazcultura. 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários