NEOJIBA lança o “Círculo NEOJIBA"

  • 10 abr, 2024

O NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), programa do Governo da Bahia, promoveu ontem (9) um evento especial no Parque do Queimado, na Liberdade, para lançar o "Círculo NEOJIBA", um projeto de engajamento para fortalecer a rede de pessoas que acreditam na transformação social por meio da música e no trabalho desenvolvido pelo programa.

O evento foi marcado por momentos de música e confraternização, com peças de Beethoven. O maestro e pianista Ricardo Castro, diretor-geral do programa, iniciou o recital com o segundo movimento da "Sonata Patética". Em seguida, acompanhado pelo coordenador pedagógico do NEOJIBA Franklin Martins, ele interpretou o primeiro movimento da "Sonata nº 2 para Violoncelo e Piano". A apresentação foi concluída com chave de ouro com a interpretação do "Trio dos Fantasmas", onde Ricardo Castro se juntou ao violoncelista Matias de Oliveira Pinto e ao maestro e violinista Eduardo Salazar.

O público, formado por membros do Conselho do IDSM, Instituto que faz a gestão do NEOJIBA, amigos e pessoas que já contribuem com o programa e outras pessoas que fizeram questão de participar do lançamento, acompanhou cada apresentação, aplaudindo de pé no final.

CONTRIBUIÇÃO E INTEGRAÇÃO

O evento contou com a presença da diretora institucional Fernanda Tourinho, que destacou a importância do novo projeto: "O Círculo do NEOJIBA não é apenas um programa de benefícios, é uma forma dos amigos estarem presentes, participarem e ajudarem no trabalho desenvolvido aqui”.

Além disso, ressaltou que fazer parte do Círculo é estar mais perto do NEOJIBA. Ela destacou o programa como um exemplo de trabalho magnífico que pode ser levado para outras partes do Brasil e do mundo, e afirmou que as pessoas que desejarem fazer parte do Círculo poderão estar mais próximas do que é feito no NEOJIBA.

Ricardo Castro explicou as oportunidades oferecidas aos membros do Círculo: "Além dos concertos e recitais, os circulistas vão poder acompanhar ensaios abertos, visitas guiadas aos núcleos espalhados pelos bairros de Salvador, conversas com maestros, workshops e até aulas experimentais. Serão momentos únicos e especiais para quem quiser estar cada vez mais perto do NEOJIBA, um exemplo de trabalho magnífico que pode ser levado para outras partes do Brasil e do mundo."

Para se tornar membro, é necessário realizar uma doação direta de, no mínimo , R$ 500,00, por meio de PIX, Depósito ou Transferência Bancária. As doações devem ser feitas para o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música - IDSM, CNPJ: 10.490.525/0001-06, Bradesco (237), AG: 3072-4, CC: 535720-9. Após a doação, é preciso enviar o comprovante para o e-mail relacionamento@neojiba.org e assinar o Termo de Adesão. Os membros receberão um cartão virtual de membro do Círculo NEOJIBA por e-mail. Para jovens de até 25 anos, a participação requer uma doação no valor de R$ 250,00.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 20 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia mais de  2.400 integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6.000 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários