Equidade, respeito e poder!

  • 08 mar, 2019

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século XX em diversas nações. Hoje, a data é cada vez mais lembrada como oportuna para reivindicar igualdade de gênero e debater temas como criminalização do aborto e violência contra a mulher. 

A data é comemorada pelo programa NEOJIBA com o lançamento do hotsite #MeninasNaMúsica, resultado de um projeto apoiado pelo Instituto Avon e patrocinado pela Avon, que em 2018 fomentou debates e fortaleceu a luta pela equidade de gênero entre familiares, meninas e meninos integrantes dos 13 núcleos do programa. 

A iniciativa realizou ações de formação, vivências e mobilização sobre a atuação da mulher no cenário profissional da música de concerto e sua condição social, da conquista de direitos aos cuidados com o corpo. 

Mais uma vez, o programa segue alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU, um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.  

Na agenda, o Objetivo 5 atua especialmente no combate às discriminações e violências baseadas na igualdade de gênero e na promoção do empoderamento de mulheres e meninas, para que estas possam atuar enfaticamente na promoção do desenvolvimento sustentável, por meio da participação na política, na economia e em diversas áreas de tomada de decisão.


Comentários