Primeiro ensaio online de uma orquestra do NEOJIBA é um sucesso!

  • 19 mar, 2020

120 músicos, integrantes da Orquestra 2 de Julho, se reuniram hoje em uma sala virtual para o primeiro ensaio/aula online desde a suspensão das atividades presenciais do NEOJIBA na última terça-feira (17/03), seguindo as orientações do Governo do Estado da Bahia e buscando preservar a saúde de funcionários e integrantes.


As aulas online começaram na quarta-feira (18/03). Os coordenadores pedagógicos e maestros estão dando aulas de casa, por videoconferência, a pequenos grupos e mandando orientações em vídeo ou por e-mail. Os integrantes precisam estudar em casa, praticar, fazer atividades e comparecer às aulas online. Tem sido pedido e orientado que os integrantes do NEOJIBA respeitem as determinações de distanciamento social e fiquem em casa. Isso para evitar a disseminação do Coronavírus (COVID-19).

Hoje, quinta-feira 919/03), a primeira aula com todos os músicos da principal formação orquestral do NEOJIBA durou quase 3 horas. Foram momentos de ajustes, lidando com toda uma nova realidade e também de aprendizado sobre Beethoven. A aula foi dada pelo diretor geral, maestro e pianista Ricardo Castro, que lembrou como a música pode ajudar a superar essa fase difícil para toda a humanidade e como é importante que todos os músicos pratiquem para não perder a técnica.

As aulas online irão continuar até que a situação se normalize. No caso das Orquestras 2 de Julho, da Castro Alves e do Coro Juvenil, os integrantes, além de estudarem em grupos menores irão se reunir periodicamente em videoconferências que comportam até mais de 100 pessoas, como a que aconteceu hoje pela primeira vez.

As equipes pedagógica e de Desenvolvimento Social do NEOJIBA receberam um treinamento específico para a utilização das plataformas que estão sendo usadas para as aulas online. Os integrantes que tiverem dificuldades de conexão à internet em suas casas receberão um auxílio extraordinário para aquisição de pacotes de dados. 

O objetivo do NEOJIBA é que a música continue presente na vida de seus integrantes e familiares. 

 

Sobre o NEOJIBA


Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música.
 

Em 12 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.  As apresentações das suas quatro formações orquestrais e dos seus núcleos de prática musical já foram vistas por mais de 830 mil pessoas no Brasil e no exterior.


Comentários