Oficina “O futuro está aqui” promove reflexões sobre projetos de vida

  • 16 jul, 2020

“O melhor lugar do mundo é aqui e agora”. Os versos da música “Aqui e agora”, de Gilberto Gil, deram o tom da oficina “O futuro está aqui: pilares da educação e da vida em comunidade”, promovida pelo setor de Desenvolvimento Social do NEOJIBA (programa social do Governo da Bahia), com integrantes da Orquestra 2 de Julho, OCA, Coro Juvenil e Coro Infantojuvenil.  

O encontro, realizado em parceria com o Núcleo de Estudos sobre Direitos Humanos (NEDH) da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), foi um convite para que os jovens músicos pudessem repensar a relação entre presente e futuro e avistar caminhos para a construção de projetos de vida. As reuniões aconteceram em dois momentos na segunda, 13/7, participaram os integrantes das orquestras e na quinta, 15/7, os integrantes dos coros.

As atividades foram coordenadas por Vanessa Cavalcanti, líder do NEDH/UCSAL. Vanessa começou a oficina convidando a cantora baiana Neila Kadhí a presentear os integrantes com a música “Um abraço”, que compôs durante a quarentena, em parceria com Camila Costa.  

Na sequência, foi a vez de Luciana Comin e Marconi Araponga, do grupo Teca Teatro, promoverem uma dinâmica com os integrantes para estimular a criatividade, propondo novas formas de expressar o corpo e de lidar com objetos do cotidiano. Teve quem transformasse controle remoto em laço de cabelo e quem mostrasse como um desenho também pode ser espelho. “A arte cura”, lembrou Marconi, enfatizando a importância de encher de poesia o cotidiano. 

A discussão sobre o futuro aprofundou-se com a participação de Helaine de Souza, doutora em Difusão do Conhecimento. A partir de músicas de compositores como Raul Seixas e Gilberto Gil, ela falou sobre a incerteza dos tempos atuais, sobre como lidar com expectativas e como construir projetos de vida, sem perder de vista as dimensões entre o individual e o coletivo. “Nós precisamos pautar o aqui como o lugar do fazer”, ressaltou. 

Ao fim do encontro, os integrantes compartilharam relatos emocionantes de como a quarentena está sendo um momento de descobertas e autoconhecimento. Leo Rocha, do Coro Juvenil, fez questão de registrar seu agradecimento ao encontro. “Muito obrigado por nos proporcionar esse momento incrível de escuta e partilhamento”. 

 

O NEOJIBA

Criado em 2007 pelo pianista e maestro baiano Ricardo Castro, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 12 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.


Comentários