2ª Edição do Festival NEOJIBA Encanta

  • 04 ago, 2020

O NEOJIBA não para. Entre os dias 5 (amanhã) e 13 de agosto, o programa social do governo da Bahia promove a segunda edição do Festival NEOJIBA Encanta, com apresentações e conversas sobre canto coral. Por causa da pandemia do coronavírus, os eventos serão online, com transmissão pelo Facebook e YouTube. Entre os destaques da programação estão dois recitais online do Coro Juvenil, principal formação de canto coral do NEOJIBA, que vão acontecer no dia 5/8, às 19h, e no dia 7/8, às 18h. No repertório, peças de compositores como Mozart, Puccini e os brasileiros Heitor Villa-Lobos e Waldemar Henrique.

Na quinta-feira, dia 6/8, às 17h, acontece a primeira das cinco mesas-redondas do festival. Os especialistas Luiz Henrique Barbosa, Flavia Fiorini, Renata Scarpel e Lucas Silva irão falar sobre cuidados com a voz. Na segunda, 10/8, também às 17h, os maestros Eduardo Torres, diretor musical do NEOJIBA, e Luiz de Godoy, da Ópera Estatal de Hamburgo, irão conversar sobre Ludwig van Beethoven e Fidelio, única ópera do compositor alemão, num encontro imperdível para quem é apaixonado por música de concerto.

A ópera Fidelio, composta por Beethoven em 1805, também irá tematizar as oficinas do festival, que serão realizadas na segunda, 10, com a cantora lírica Marília Vargas (interpretação vocal); na terça, 11, com membros do Balé Teatro Castro Alves (interpretação corporal); e na quarta, 12, com o diretor teatral Marcio Meirelles (interpretação cênica). As oficinas acontecem às 10h.

Ainda na terça-feira, 11, às 17h, será a vez de ter um painel sobre ópera na Bahia e como fortalecê-la no Estado. A mesa-redonda terá o regente italiano Aldo Brizzi, criador do Núcleo de Ópera da Bahia; o professor da UFBA José Mauricio Brandão, coordenador artístico da Orquestra Sinfônica e Madrigal da UFBA; a cantora e produtora Graça Reis e o cantor e professor de canto Josehr Santos. Logo após o bate-papo, haverá a exibição na íntegra da gravação da primeira ópera infantil encenada em Salvador, “O Pequeno Limpa-Chaminés”. O concerto do Coro Infantil do NEOJIBA, com solistas do Coro Juvenil, estreou em dezembro do ano passado.

Outra gravação que será exibida na íntegra durante o festival é a cantata contrafacta “Se Negro Sou”, que estreou na primeira edição do evento, em agosto passado. Idealizada pelo maestro Luiz Alves da Silva, a cantata é uma realização coral de poemas de autores românticos negros brasileiros, portugueses e africanos do século 19, utilizando de algumas “Canções sem Palavras”, do compositor alemão Felix Mendelssohn. O maestro Luiz Alves e integrantes do Coro Juvenil também irão falar sobre a obra no domingo, 09/8, às 17h.

Na quarta-feira, 12/8, o debate será sobre os cuidados e as transformações da voz na adolescência, com o fonoaudiólogo Ricardo Mota, o regente Alcides Lisboa e os cantores e professores de canto do NEOJIBA Carlos Morais e Andrea Alves. O encontro, às 14h, será mediado por Eduardo Torres. Logo mais, às 17h, será a vez dos maestros de coros Yuli Martinez, Luisa Flores, Angelo Rafael e Paulo Novais falarem sobre pedagogia, formação e desenvolvimento de coros na última mesa-redonda do festival. O evento será encerrado com um grande sarau na quinta, 13/8, às 19h, aberto aos integrantes, familiares e instrutores que queiram se apresentar.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 pelo pianista e maestro baiano Ricardo Castro, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 12 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.

Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa estão tendo aulas e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 13 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia da COVID-19.

 

Confira a programação completa, que poderá ser acompanhada pelo público:

II Festival NEOJIBA Encanta

De 5 a 13 de agosto

Programação

Quarta 05/08/2020

19h - Recital do Coro Juvenil – Transmissão Facebook

Quinta 06/08/2020

17h -Mesa-redonda “O cuidado da voz”, com o otorrinolaringologista Luiz Henrique Barbosa e as fonoaudiólogas Flavia Fiorini e Renata Scarpel. O encontro será mediado por Lucas Silva, coordenador do setor de cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital Aristides Maltez - Transmissão pelo Youtube.

Sexta 07/08/2020

18h - Recital 2 do Coro Juvenil - Transmissão Facebook

Domingo 09/08/2020

17h - Apresentação de vídeo sobre a cantata “Se negro sou”, com entrevistas com o idealizador, o maestro Luís Alves, e integrantes do Coro Juvenil. Os depoimentos serão seguidos pela exibição, na íntegra, do concerto, gravado em 17 de agosto 2019 - Facebook

Segunda 10/08/2020

10h - Oficina de interpretação vocal com a cantora lírica Marília Vargas - AO VIVO no Youtube.

17h - Bate - papo com os maestros Luiz de Godoy e Eduardo Torres sobre Beethoven e a Ópera Fidelio. AO VIVO no Youtube.

Terça 11/08/2020

10h - Laboratório de interpretação corporal com membros do Balé do Teatro Castro Alves - AO VIVO no Youtube

17h - Mesa-redonda “Como fortalecer o movimento operístico na Bahia?”, com o regente italiano Aldo Brizzi, criador do Núcleo de Ópera da Bahia; o professor da UFBA José Mauricio Brandão, coordenador Artístico da Orquestra Sinfônica e Madrigal da UFBA; a cantora e produtora Graça Reis e o cantor e professor de canto Josehr Santos. AO VIVO no Youtube

Exibição da gravação na íntegra da ópera “O Pequeno Limpa-Chaminés”, seguido de bate-papo com os solistas da ópera. AO VIVO no Youtube

Quarta 12/08/2020

10h - Oficina de interpretação cênica com Marcio Meirelles - Ao vivo no Youtube

14h- Mesa-redonda “Cuidados e a transformação da voz na adolescência”, com o fonoaudiólogo Ricardo Mota, o regente Alcides Lisboa, e os cantores e professores de canto do NEOJIBA Carlos Morais e Andrea Alves. O encontro será mediado por Eduardo Torres, diretor musical do NEOJIBA. - Ao vivo no Youtube

17h - Painel com os maestros de coros Yuli Martinez, Luisa Flores, Angelo Rafael e Paulo Novais, com mediação de Eduardo Torres - Ao vivo no Youtube

Quinta 13/08/2020

19h - Sarau NEOJIBA Encanta, com a participação de integrantes, familiares e instrutores do NEOJIBA. Transmissão pelo Facebook


Comentários