• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Com interpretações marcantes, Recital Online do Coro Juvenil abre segunda edição do Festival NEOJIBA Encanta

Com interpretações marcantes, Recital Online do Coro Juvenil abre segunda edição do Festival NEOJIBA Encanta

  • 06 ago, 2020

A segunda edição do Festival NEOJIBA Encanta foi aberta com um recital online, o primeiro realizado neste formato pelo Coro Juvenil, principal formação de canto coral do programa social do governo da Bahia. Os integrantes transformaram os cômodos e objetos de casa em cenários para interpretações marcantes. A apresentação aconteceu na noite desta quarta-feira, 5 de agosto, e foi transmitida pelo Facebook, com alcance de cerca de 1180 pessoas. 

O recital foi apresentado por Iuri Nery e Maria Fernanda Cardoso, integrantes do Coro Juvenil, diretamente da Sala NEOJIBA, no Parque do Queimado, seguindo todos os protocolos de segurança. 

A apresentação teve uma hora de duração e foi dividida em três blocos. O primeiro foi dedicado às árias de óperas italianas, com compositores como Giacomo Carissimi e Benedetto Marcello.  No segundo bloco, o recital viajou até a Alemanha para trazer os lieder, as canções alemãs do mundo da música lírica, com compositores como Mozart e Schubert. O terceiro e último bloco fez uma conexão entre a França e o Brasil, com obras de compositores como Debussy,  Heitor Villa-Lobos e Waldemar Henrique. 

Alana Oliveira, que cantou "Nacht und träume”, de Franz Schubert, contou que precisou desviar do barulho de motos e do carro do ovo para conseguir gravar o vídeo apresentado no recital. “Foi complicado, porque passam todas essas coisas que interferem na gravação. Os vizinhos também se incomodam um pouco com a repetição, mas a gente tenta fazer o melhor que a gente pode.  Foi muito linda essa proposta do recital. Além de conhecer o trabalho coletivo do coro, também foi possível conhecer o trabalho individual de cada integrante”. 

Nos intervalos entre os blocos, os microfones da plateia que acompanhava o recital pelo Zoom foram abertos, e de lá vieram muitos aplausos e um coro de elogios, para celebrar as interpretações dos integrantes. Muitos “bravos” e “lindos” também movimentaram a caixa de comentários do Facebook.

Andrea Alves, soprano que, junto com o barítono Carlos Moraes, dá aula de canto para integrantes do Coro Juvenil NEOJIBA ficou emocionada com o que viu. “Estou muito orgulhosa do desenvolvimento de cada um. A gente quis fazer algo diferente, explorando os lugares das nossas residências, que podiam trazer a história da música que cada um tivesse apresentando. E os meninos abraçaram este desafio e fizeram maravilhosamente bem”. 

O recital está disponível na íntegra na página do NEOJIBA no Facebook (https://www.facebook.com/programaneojiba/videos/524318661644850). Os integrantes do Coro Juvenil voltam a se apresentar nesta sexta-feira, às 18h. A programação completa da segunda edição do Festival NEOJIBA Encanta está no site do NEOJIBA https://www.neojiba.org/midia/noticia/7980/2-edicao-do-festival-neojiba-encanta/

Mais imagens do recital: https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157715382676923

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 pelo pianista e maestro baiano Ricardo Castro, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 12 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos. 

Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa estão tendo aulas e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 13 núcleos em Salvador e no interior do Estado como medida de prevenção à pandemia da COVID-19.


Comentários