• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • NEOJIBA celebra seus 14 anos, presenteando Salvador com 14 apresentações que foram sucesso

NEOJIBA celebra seus 14 anos, presenteando Salvador com 14 apresentações que foram sucesso

  • 28 out, 2021

Do dia 07 ao dia 24 de outubro, começando com uma live sobre “Direitos das Crianças” e encerrando com a Ópera “Dido e Eneias”, teve programação online e o retorno das apresentações presencias para público de todos os gostos.

Os 14 anos de trabalho socioeducativo que o NEOJIBA, Programa Social do Governo da Bahia, desenvolve com excelência foram comemorados, durante este mês de outubro, com uma vasta e variada programação.

Os pontos altos da programação foram: a inauguração da Arca NEOJIBA e a apresentação da ópera inglesa do século XVII, “Dido e Eneias”, no Teatro Vila Velha, com dois elencos do Coro Juvenil, parte da Orquestra 2 de Julho, Direção Cênica de Márcio Meirelles e Direção Musical e Regência de Lucie Barluet. As quatro sessões realizadas no fim de semana de 23 e 24 de outubro tiveram seus convites esgotados e a presença de plateias emocionadas, aplaudindo de pé, durante um bom tempo, ao final de cada apresentação.

Já a Arca, foi um equipamento cultural sonhado e idealizado, durante dois anos, para atender, não somente ao NEOJIBA, mas principalmente a artistas da comunidade local, com a possibilidade de realizarem apresentações aprovadas por uma curadoria prévia. A Arca de NEÓ, como está sendo carinhosamente chamada, é um palco construído na área aberta do Parque do Queimado, sede do Programa, por meio de uma campanha de financiamento colaborativo. O projeto foi aprovado pelo edital do programa Matchfunding BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) + Patrimônio Cultural, pela plataforma Benfeitoria.

O Intercâmbio Pedagógico entre Núcleos do NEOJIBA, neste mês de outubro, também foi parte da Programação de Aniversário. Integrantes do Núcleo de Prática Musical Cidade Sol (Jequié) e do Núcleo Territorial Vitória da Conquista passaram uma semana em Salvador, com aulas no Núcleo Central, passeios a pontos turísticos da cidade e fizeram a apresentação de um Recital, na tarde do dia 15 de outubro, no Galpão do Parque do Queimado.

 

A arte melhora o mundo

“Nós acreditamos que podemos fazer um mundo melhor, por meio da arte. E é isso que o NEOJIBA faz, oportunizando a transformação de vidas de crianças, adolescentes e jovens.” – define o maestro Ricardo Castro, criador e diretor-geral do Programa. Um Programa que com 14 anos de vida, já transformou mais de 10 mil vidas e hoje tem cerca de 2 mil integrantes transformando suas vidas. Por consequência, estes integrantes passam a ter ganhos de experiências, conhecimentos, autoestima, promovendo melhorias para as suas famílias que em geral são de comunidades de baixa renda.

Um Programa que levou toda a sua infância morando na estrutura do Teatro Castro Alves e só ganhou sua casa própria aos 12 anos. Mesmo assim, já produziu muito! Fez turnê internacional, levando jovens músicos baianos para conhecerem o mundo e o mundo conhecê-los. Nunca parou de crescer e evoluir de forma contemporânea e inovadora, experimental e conservadora, quando se trata de excelência musical. Chegando à adolescência de forma madura, dando exemplo de como se faz um programa social e educativo, pela arte. Ganhou um palco aberto de presente e presenteou Salvador com lindas apresentações, dentre elas uma senhora ópera!

O Diretor Musical, Eduardo Torres, costuma dizer que o NEOJIBA é uma eterna gincana de tarefas a cumprir. E muitas outras estão por vir porque um dos objetivos do NEOJIBA é continuar ainda durante muitos anos, segundo o maestro que brinca. “Comemoramos 14 anos! Como queremos chegar aos 100, então, já passamos dos 10%.”

Nosso Aniversário de 14 anos foi uma ação do Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, e contou com o patrocínio da Solar Coca-Cola, a quem deixamos, mais uma vez, o nosso muito obrigado!

Se os 14 foram deste jeito fantástico, imagine quando o NEOJIBA debutar, em 20 de outubro de 2022, um mês depois do Brasil celebrar seus 200 anos de Independência. Aguardem!


Comentários