Sede do NEOJIBA é palco para o início dos festejos ao 2 de Julho

  • 30 jun, 2022

O Parque do Queimado, sede do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, recebeu cinco fanfarras de escolas estaduais baianas e uma do grupo social Magia da Juventude, da cidade de Dias D’Ávila. Os grupos chegaram ao parque no início da tarde desta quarta (29), conheceram a estrutura do local e, logo em seguida, começaram os ensaios para dar início ao Bando Anunciador, ação que antecede e simboliza o dia da Independência da Bahia, oficializada em 2 de julho de 1823.

As crianças e os jovens presentes ficaram impressionados com a estrutura e a paisagem do local. Aldacléia Santiago, mãe do estudante Mateus Santiago, elogiou o espaço. “Estou muito feliz de ver meu filho tendo a oportunidade de conhecer e se apresentar em um lugar tão lindo como esse. Eu já tinha ouvido falar do NEOJIBA, mas não conhecia esse espaço maravilhoso. Vocês estão de parabéns”.

Além de iniciar as comemorações da data simbólica, as bandas estão participando do intercolegial, competição que irá eleger a melhor fanfarra colegial da rede de ensino estadual da Bahia. O concurso é dividido em 5 etapas, e a primeira aconteceu também na sede do NEOJIBA. O júri é formado por profissionais de ensino da rede pública que irão eleger o vencedor, ao final da última etapa.

Após a realização da primeira etapa do concurso, o Bando Anunciador, formado por cerca de 400 estudantes, saiu pelas ruas do Queimadindo até chegar a Lapinha, no pavilhão onde estão guardadas as imagens do Caboclo, que representa os índios e mestiços baianos que lutaram contra as tropas portuguesas, e da Cabocla, que representa a índia Catarina Paraguaçu, a figura feminina nas lutas pela independência.

Helder Passinho, coordenador pedagógico de trompete e regente do NEOJIBA, organizou e regeu as bandas na execução do Hino da Bahia. Passinho pontuou a importância de eventos como esse: “É através da prática musical, da convivência entre amigos e colegas músicos, que acontece o desenvolvimento social, onde as pessoas aprendem a conversar, a conviver e se respeitar, apreciando o belo. É a partir daí que as pessoas saem transformadas, em estarem todos juntos, diferentes, mas com o mesmo propósito, que é criar beleza, criar arte”.

As seis unidades escolares que participaram do evento foram o Colégio Estadual João Caribé, o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, o Colégio Estadual Rubén Darío; Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, o Colégio Estadual Dinah Gonçalves e o Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira. Também houve a participação do Grupo Magia da Juventude, do município de Dias D’ Ávila.

Ao sediar eventos como esse, o NEOJIBA reforça sua ligação com a comunidade do entorno. Além do núcleo de prática musical que funciona no local, são realizados recitais gratuitos aos domingos. O Parque do Queimado também tem um palco aberto para diversas manifestações artísticas,  a Arca NEOJIBA, onde mensalmente acontecem saraus públicos.

 

Sobre o NEOJIBA 

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em quase 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia mais de 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários